Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em encontro da Caciopar realizado em Tupãssi, especialistas detalham impactos da reforma tributária

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
O grupo que participou do encontro e debateu sobre temas pertinentes ao cotidiano das empresas. Foto: Divulgação

A reforma tributária foi o tema central de encontro que reuniu cerca de 30 diretores de Aces da Microrregião 02 da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná). Realizada na noite de segunda-feira, 21, na agência do Sicoob, em Tupãssi, a reunião buscou preparar o empresariado para mudanças que o novo sistema trará a partir de 2026.

O evento foi conduzido pelo diretor da Microrregião, Luís Dornelles, e contou com a recepção da presidente da Aciatu, Associação Comercial e Empresarial de Tupãssi, Marcia do Amaral, e da superintendente do Sicoob Médio Oeste, Nadir Lulu, que destacaram a relevância da união do setor para enfrentar os novos desafios que se apresentam ao setor produtivo.
A palestra principal da noite ficou a cargo de Ronaldo Cesar da Silva e Everton Feitosa de Lima, sócios do Grupo Brunetto, que conduziram os presentes pelas novidades da Lei Complementar 214/2025 e Emenda Constitucional 132/2023.

Explicaram que a reforma se concentra, na primeira fase, na tributação sobre o consumo, unificando cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) no chamado IVA Dual. Esse novo imposto será composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços, gerenciado por estados e municípios.

Um dos pontos de maior interesse foi a transição gradual, que se inicia em 2026 com alíquota-teste de 0,9% para a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços e 0,1% para o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços. A extinção completa dos impostos atuais e a vigência total do novo modelo ocorrerão progressivamente até 2033. Os especialistas também abordaram a criação do Imposto Seletivo, chamado de “imposto do pecado”, que incidirá sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e agrotóxicos.

Para as empresas do Simples Nacional, foi apresentado o regime híbrido, que permitirá a apuração de IRPJ, CSLL e CPP pelo sistema simplificado, enquanto o IBS e a CBS seriam recolhidos pelo novo regime geral, garantindo a apropriação de créditos. A discussão deixou claro que, embora a reforma prometa simplificação e transparência, exigirá um período de adaptação e planejamento estratégico por parte de todas as empresas, independentemente do porte ou setor.

A Micro 02
As cidades que integram a Microrregião 02 da Caciopar são: Assis Chateaubriand, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Jesuítas, Maripá, Nova Aurora, Palotina e Tupãssi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caciopar

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2805 – 27/01/2026

Cotações em tempo real