Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em encontro da Caciopar realizado em Tupãssi, especialistas detalham impactos da reforma tributária

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
O grupo que participou do encontro e debateu sobre temas pertinentes ao cotidiano das empresas. Foto: Divulgação

A reforma tributária foi o tema central de encontro que reuniu cerca de 30 diretores de Aces da Microrregião 02 da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná). Realizada na noite de segunda-feira, 21, na agência do Sicoob, em Tupãssi, a reunião buscou preparar o empresariado para mudanças que o novo sistema trará a partir de 2026.

O evento foi conduzido pelo diretor da Microrregião, Luís Dornelles, e contou com a recepção da presidente da Aciatu, Associação Comercial e Empresarial de Tupãssi, Marcia do Amaral, e da superintendente do Sicoob Médio Oeste, Nadir Lulu, que destacaram a relevância da união do setor para enfrentar os novos desafios que se apresentam ao setor produtivo.
A palestra principal da noite ficou a cargo de Ronaldo Cesar da Silva e Everton Feitosa de Lima, sócios do Grupo Brunetto, que conduziram os presentes pelas novidades da Lei Complementar 214/2025 e Emenda Constitucional 132/2023.

Explicaram que a reforma se concentra, na primeira fase, na tributação sobre o consumo, unificando cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) no chamado IVA Dual. Esse novo imposto será composto pela Contribuição sobre Bens e Serviços, de competência federal, e pelo Imposto sobre Bens e Serviços, gerenciado por estados e municípios.

Um dos pontos de maior interesse foi a transição gradual, que se inicia em 2026 com alíquota-teste de 0,9% para a CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços e 0,1% para o IBS – Imposto sobre Bens e Serviços. A extinção completa dos impostos atuais e a vigência total do novo modelo ocorrerão progressivamente até 2033. Os especialistas também abordaram a criação do Imposto Seletivo, chamado de “imposto do pecado”, que incidirá sobre produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e agrotóxicos.

Para as empresas do Simples Nacional, foi apresentado o regime híbrido, que permitirá a apuração de IRPJ, CSLL e CPP pelo sistema simplificado, enquanto o IBS e a CBS seriam recolhidos pelo novo regime geral, garantindo a apropriação de créditos. A discussão deixou claro que, embora a reforma prometa simplificação e transparência, exigirá um período de adaptação e planejamento estratégico por parte de todas as empresas, independentemente do porte ou setor.

A Micro 02
As cidades que integram a Microrregião 02 da Caciopar são: Assis Chateaubriand, Braganey, Cafelândia, Corbélia, Formosa do Oeste, Jesuítas, Maripá, Nova Aurora, Palotina e Tupãssi.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Caciopar

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2802 – 18/12/2025

Cotações em tempo real