Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em encontro com vereadores, Deptrans esclarece sobre sinalizações viárias

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Objeto de muitas indicações do Poder Legislativo ao Executivo Municipal, a sinalização viária de ruas, avenidas e estradas de Toledo foi o assunto principal do encontro realizado na tarde desta quinta-feira (10) entre um grupo de vereadores e técnicos do Departamento de Trânsito (Deptrans) no Auditório Acary de Oliveira. O prefeito Beto Lunitti e o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Almeida, também marcaram presença.

O chefe do Executivo Municipal reafirmou seu compromisso de manter um bom relacionamento com a Câmara. “Estamos sempre abertos a atender as demandas cada vez mais frequentes dos vereadores. Nem sempre será possível, mas é bom que haja transparência neste diálogo, deixando claro do porque aceitar ou negar as indicações que chegam até nós”, salienta Lunitti.

Antes de passar a palavra à equipe do Deptrans, Arthur Almeida, ponderou sobre os limites legais a que o departamento está sujeito. “Na administração pública só se pode fazer aquilo que a lei permite e se algum pleito não estiver contemplado nas legislações que regem o trânsito em nosso país devemos negá-lo para evitar responsabilizações futuras”, explica.

Em sua fala, o diretor do Deptrans, Roni Padilha, tratou também de questões como os autos de infrações emitidos pelo órgão, o crescimento da frota (113.692 emplacados em Toledo até 9 de junho, média de 1,2 habitantes por veículo), aplicativo para monitoramento estatístico de tráfego e ocorrências, ações de rotina da equipe do órgão, como blitze, acompanhamento em eventos externos, ações pontuais – como o Maio Amarelo – e de educação no trânsito. Por falar nisso, o coordenador nesta área, Valdemir Ladeia, relatou os programas e campanhas de prevenção de acidentes de trânsito e destacou que ações que tornam pedestres e condutores (atuais e futuros) mais conscientes são de longo prazo.

Em seguida, o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria, apresentou os principais fundamentos legais relacionados à implantação de sinalização viária (lombadas, travessia elevadas, semáforos, alterações geométricas, placas e pintura de faixas), como as resoluções 600/2016 e 738/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). “Quando não atendemos às indicações da Câmara não é por falta de vontade, é porque estas resoluções não nos permitem”, explica. “Em questões mais simples, como pintura de faixas, o município está atuando forte, investindo, do início do ano até agora, mais de R$ 750 mil neste serviço que já pode ser visto em várias vias da cidade. Nos demais casos, contudo, é preciso que se cumpra ao estabelecido pelas normas nacionais e que seja feito pela nossa equipe um estudo de viabilidade”, acrescenta. 


Em vista da legislação referente ao trânsito, Fabiano aproveitou a ocasião para sugerir aos vereadores uma atualização no Sistema Viário Urbano do Município de Toledo. “Existem regras diferentes conforme o tipo de via – arterial, coletora ou local. Diante do crescimento da cidade, é preciso definirmos melhor qual classificação é a mais adequada para as nossas vias e, a partir disso, poderemos ser ainda mais assertivos nas pareceres que emitirmos”, pontua.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real