Foto: Divulgação

A secretária da Cultura de Toledo, Rosselane Giordani, esteve em Curitiba na semana passada e um dos compromissos de sua agenda foi a reunião com a superintendente de Cultura do Estado, Luciana Casagrande. Na oportunidade, foram apresentados projetos do setor que serão desenvolvidos pelo município com o objetivo de buscar o apoio do Governo do Estado para a realização destas atividades.

Segundo Rosselane, que foi acompanhada pelo coordenador de Eventos Culturais, Douglas Gonçalves, o encontro foi extremamente positivo, pois parcerias foram articuladas para serem realizadas no segundo semestre deste ano, com a expectativa de que a situação da pandemia de Covid-19 afete menos a realização de atividades e eventos culturais na cidade. “Além de entregar em mãos a carta com demandas da cultura relacionadas à Lei Aldir Blanc, ao Profice [Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura] e às políticas de cultura listadas pelo coletivo  Artistas do Interior, estabelecemos uma agenda positiva no sentido de apoio à realização dos nossos festivais e ações”, comenta a secretária. 

No rol de parcerias que poderão ser firmadas estão apresentações no Teatro Municipal de Toledo da Orquestra Sinfônica do Paraná e do Balé do Teatro Guaíra. “A superintendente atendeu nosso pedido e vamos receber as apresentações com uma agenda prevista para o segundo semestre se o cenário da pandemia não impedir estes eventos”, destaca.


A secretária da Cultura acrescenta que também foi firmada parceria para a realização de oficinas de formação dentro da programação dos festivais que serão organizados pela pasta em 2021. “Solicitei ainda que o Estado nos apoiasse na realização de festivais, com a disponibilização de jurados e oficineiros para agregar e aperfeiçoarmos cada vez mais os formatos dos festivais, os quais, além de oferecerem ao público apresentações belíssimas dos nossos artistas, também poderá proporcionar o caráter de formação e aperfeiçoamento com oficinas e workshops para nossos talentos”, observa.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação