Foto: Divulgação

O diretor-executivo da Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo (Funtec), Carlos Alberto Nascimento, esteve entre segunda e terça-feira desta semana (26 e 27) em Brasília visitando as sedes dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) e da Educação (MEC). Na ocasião, ele apresentou e pediu apoio da União ao “Rede de Proteção ao Educando”, programa do governo municipal que visa gerar, por meio de Business Intelligence (BI), informações para a formulação de políticas públicas em educação, saúde e assistência social voltadas aos atores da comunidade escolar (alunos, pais e professores).

No MDH, o representante do Município de Toledo foi recebido pelo secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Maurício José Silva Cunha, com quem Carlos Alberto já tinha conversado com Maurício em maio por videoconferência. Por intermédio de Maurício, o diretor-executivo da Funtec conseguiu agendas no MEC com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Tomás Dias Santana e a coordenadora de Desenvolvimento, Silvilene Souza da Silva. 

Na ocasião, foram entregues aos técnicos ofícios com a síntese da “Rede de Proteção ao Educando”, além materiais de divulgação com as potencialidades do município e produtos fabricados em Toledo. “A partir destes encontros que tivemos na Capital Federal, fomos orientados a também apresentar o ‘Rede de Proteção ao Educando’ no Ministério da Cidadania, que é a pasta que gerencia o CadÚnico [Cadastro Único]”, relata.

Carlos Alberto adianta que estará em Curitiba na próxima quinta-feira (5/8) para tratar deste assunto com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder. “Estamos conversando com instâncias dos governos federal e estadual não somente para buscar apoio financeiro e estrutural, mas também no sentido de firmar convencimentos com órgãos que são afins aos objetivos da ‘Rede de Proteção ao Educando’, programa que queremos lançar oficialmente no fim de agosto em evento em que o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício José Silva Cunha, confirmou presença e estamos conversando para que a ministra Damares Alves também venha prestigiar este momento”, anuncia.

O diretor-executivo da Funtec explica os objetivos do Rede de Proteção ao Educando. “A ideia do programa é, a partir das experiências vividas na pandemia, nortearmos ações baseadas em evidências, considerando os dados que são gerados pelas secretarias municipais, unificando as informações, trabalhando com esta rede no âmbito do acompanhamento das crianças matriculadas na rede municipal de ensino, bem como de seus pais. A partir disso, poderemos elaborar políticas públicas mais efetivas, utilizando recursos e objetivando aumentar a qualidade e segurança das famílias”, pontua. “Nosso planejamento é iniciar a implementação desta proposta nos meses de setembro e outubro o início, fazendo a implantação e a coleta das informações e, a partir daí, criar as bases para que o programa em 2022 tome corpo e, de fato, mude os rumos da educação de Toledo”, salienta.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação