O 'Ambulatório de Pequenas Cirurgias' está localizado na Central de Especialidades. Foto: Pref. de Toledo

A Rede de Atenção Especializada, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, divulgou na última segunda-feira (04) os números referentes às pequenas cirurgias realizadas em Toledo, no ano de 2023.

De acordo com o comunicado, em 2021 foram realizadas 1.270 pequenas cirurgias. Já em 2022, foram efetuados 2.368 procedimentos, enquanto em 2023, até o momento, foram 2.252 atendimentos, sendo 1.683 em cirurgia geral, 255 relacionados a urologia, 157 em ortopedia, 129 em dermatologia e 28 em oftalmologia, além de também terem sido realizadas, por médicos ginecologistas da rede, um total de 146 pequenas cirurgias ginecológicas no setor.

O ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ é um setor pertencente a Rede de Atenção Especializada, localizado na Central de Especialidades, onde realizam-se pequenas cirurgias como drenagens de abcessos, biópsias de pele, exérese de cistos cebáceos e sinoviais, retirada de corpo estranho e granulomas, lipomas, névus, verrugas, cantoplastia e correção de lóbulo de orelha bífido.

A dermatologia e a oftalmologia do departamento também realizam pequenos procedimentos conforme necessidade do paciente, identificado nas consultas ambulatoriais das respectivas especialidades médicas.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Atualmente, o ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ conta com a atuação de profissionais das áreas de cirurgia geral, ortopedia, urologia, oftalmologia, dermatologia, clínica geral e enfermagem. O atendimento acontece todos os dias, e a forma de acesso dos pacientes é por meio de encaminhamento médico da rede de saúde SUS de Toledo. Seu objetivo é a resolução de situações dolorosas, incômodas, que necessitam de diagnóstico ou que dificultam a rotina dos pacientes, evitando que os mesmos tenham que se deslocar para outra região em busca de atendimento.

O atendimento oferecido pelo setor de pequenas cirurgias possui um diferencial, pois avalia-se a necessidade de cada indivíduo. A orientação repassada para a rede de saúde é que não permitam, sob hipótese alguma, que um paciente com processo doloroso, inflamatório, enfrente fila de espera para agendamento eletivo, mas sim, que façam contato com o setor para o estudo do caso e, se possível, agendar avaliação e a realização do procedimento.

A Central de Especialidades Osvaldo Luiz Ricci, onde funciona o ‘Ambulatório de Pequenas Cirurgias’ funciona em uma estrutura moderna e confortável ao lado do Terminal Rodoviário da Grande Pioneiro.

Da Redação, com informações da Rede de Atenção Especializada.