Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Elaine Klein, que salvou Ravi, enfrentou o mesmo drama com sua filha

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Por Marcos Antonio Santos

Na manhã dessa quinta-feira, 24, em Toledo, João Pedro Santos chegou à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana com seu bebê, o pequeno Ravi, de poucos dias de vida, enrolado em uma manta. Ele entregou o bebê a um guarda municipal. Logo em seguida, outros dois guardas se aproximaram. A guarda municipal Elaine Klein, que estava de plantão, pegou a criança e realizou a manobra de desengasgo, técnica chamada de Manobra de Heimlich, que consiste em dar leves batidas nas costas do bebê, permitindo que ele voltasse a respirar normalmente.

MÃE DE GÊMEAS – Essa história, que muitos puderam acompanhar e se emocionar em vídeos publicados nas redes sociais, tem um detalhe que poucos sabem: Elaine Klein, que trabalha há 16 anos na Guarda Municipal e é mãe de gêmeas, vivenciou esse mesmo drama com uma de suas filhas quando ela também tinha apenas 16 dias de vida.

“No trabalho, foi a primeira vez que isso aconteceu, mas, em casa, tenho gêmeas e uma das minhas filhas engasgou quando também tinha 16 dias. Naquele momento, também prestei os primeiros socorros, utilizei a manobra de desengasgo e depois a levei à UPA para acompanhamento profissional. Tive essa experiência dentro da minha própria casa, e é uma situação muito difícil e bastante complicada. A Guarda Municipal está preparada para atender a qualquer situação. Recentemente, tivemos um curso de armamento, no qual também atualizamos várias técnicas de primeiros socorros. Estamos à disposição de todos os munícipes”.

MANOBRA DE HEIMLICH – A tapotagem, ou Manobra de Heimlich, é uma técnica utilizada pela fisioterapia respiratória e também pode ser chamada de manobra de percussão pulmonar. É amplamente empregada por fisioterapeutas em pacientes que apresentam acúmulo de secreção nos pulmões decorrente de alguma doença pulmonar.

Elaine Klein explica que é fundamental que todos conheçam essa técnica. “O importante na realização dessa técnica é manter a calma. Deve-se pegar a criança, colocá-la virada de bruços no braço, segurar o rostinho com o polegar e o indicador, apoiar o braço na perna ou no joelho e dar leves tapinhas nas costas do bebê, cuidando para não machucar. A cabeça deve ficar mais baixa que o restante do corpo, o que ajudará o bebê a desengasgar, como aconteceu hoje pela manhã, quando usei a manobra. O que fez a diferença no caso do Ravi foi a rapidez com que o pai procurou ajuda, chegando à central da Guarda Municipal a tempo de podermos ajudá-lo”.

CALMA – “Numa situação como essa, que ocorreu nesta quinta-feira pela manhã, é fundamental manter a calma, pois a rapidez no atendimento faz toda a diferença. Apesar de o engasgo em bebês ser uma situação frequente, ele também é fácil de resolver. Basta aplicar a técnica correta, e o bebê irá desengasgar, por se tratar de um engasgo com líquido”, esclarece Elaine Klein.

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real

Cotações em tempo real