Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Eis que o noivo está chegando, ide ao seu encontro

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A vigilância é vital e depende da responsabilidade e da transparência e verdade de todos e cada um em particular. A busca de Deus é um dos temas mais fascinantes e exigentes da experiência humana. Santos e pecadores, pessoas comuns e de destaque, todos, em um momento ou outro, se dão conta da necessidade de encontrar Deus: quando descobrem este tesouro, vendem tudo o que tem. O tema do evangelho deste domingo revela a busca e a espera como elemento essencial da vida do cristão. Todos somos chamados a dar uma resposta ao inquietante convite de Deus, não podemos nos entregar ao momento presente sem responsabilidade. Há um “noivo” que nos espera, estar vigilantes e preparados é fundamental: vamos prestar atenção às nossas lamparinas e azeite para no momento oportuno entrar na festa nupcial.

O tema de Deus como esposo de Israel é muito importante no Antigo Testamento. Os profetas apresentam a aliança entre Deus e Israel como um matrimônio, repleto de ternura e ciúme, traição e reencontro.

O relato das dez virgens é tirado da vida cotidiana. Depois de um ano ou mais de noivado, celebrava-se a festa de casamento, que consistia em conduzir a noiva à casa do noivo, onde acontecia o banquete. Esta cerimônia não tinha um caráter religioso. O noivo, acompanhado de seus amigos e parentes, ia à casa da noiva para buscá-la e conduzi-la à sua própria casa. Na casa da noiva, encontravam-se suas amigas que a acompanhariam no trajeto e participariam da festa. Todos estes rituais começavam com o pôr do sol e avançavam noite adentro daí a necessidade das lâmpadas para poder iluminar o caminho. A luz é essencial para o encontro e a concretização do casamento.

As lamparinas e o óleo que as alimenta são expressão da vigilância noturna. Ao mesmo tempo servem para inculcar a responsabilidade pessoal: aqui não se pode descuidar confiando apenas no outro. Não é noite para dormir e se distrair, o momento exige empenho vigilância e preparação.

A parábola é um convite a viver a adesão a Cristo de maneira responsável e lúcida. “No meio da noite ouviu-se um grito: eis que chega o noivo! Saí ao seu encontro”. Devemos estar atentos e prontos para não perder a oportunidade do encontro. Um cochilo, uma distração pode arruinar tudo. Temos que seguir os passos de Jesus: amor incondicional ao Pai e ao próximo. Por isso a conversão sempre será a meta do cristão.

Temos que cuidar com carinho e atenção do “óleo” que irá garantir um caminho iluminado para o encontro com o Senhor. É uma insensatez deixar que o óleo se extinga de nossas lamparinas. Devemos estar atentos às nossas escolhas e não nos deixar contaminar por valores que destruam em nós e nos outros a vida plena que Jesus nos garantiu com tanto empenho.

Que bom quando os cristãos alimentam sua fé, sua esperança com pequenas coisas, com pequenos detalhes e gestos de amor carregados de luz; cada dia se aprofundam um pouco mais na experiência do Evangelho, mantendo sempre suas lâmpadas acesas, atentos à passagem e às pegadas de Deus por suas vidas; e, sobretudo, carregam sempre reservas de óleo para acolher com alegria a chegada surpresa d’Aquele que sempre está vindo ao seu encontro (Pe. Adroaldo).

Dom João Carlos Seneme, css

Bispo de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2810 – 24/02/2026

Cotações em tempo real