Na última sexta-feira (27/11), ocorreu uma solenidade virtual, que homenageou os vencedores do 30° Prêmio Paraná de Economia, criado com o objetivo homenagear os autores de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Econômicas do Estado. Três dos vencedores cursaram a graduação em Toledo, na Unioeste.

A monografia de Bernardo Soares Bidarra abordou o tema “A convergência da renda industrial nas microrregiões paranaenses” e ficou em 2º lugar na categoria Economia Paranaense. Entretanto, na premiação, ele esteve acompanhado por dois colegas de faculdade que também foram finalistas: Rosangela Pontili e Ronaldo Bulhões.

Bernardo Bidarra

Bernardo, hoje egresso da Unioeste, teve como orientador o professor Jandir Ferrera de Lima, que o felicitou através de uma rede social, descrevendo a satisfação que teve ao receber a notícia. Em uma postagem no Facebook, o professor orientador lembrou o êxito de seus alunos e assim publicou na última semana:

“Na semana que finda tivemos a grata satisfação de receber a notícia da classificação do egresso da Faculdade de Ciências Econômicas da Unioeste Toledo, Bernardo Bidarra, em 2º lugar no Prêmio Paraná de Economia 2020, categoria Economia Regional (Paranaense). Nessa modalidade, os colegas Rosangela Maria Pontili e Ronaldo Bulhões foram classificados em 1º e 3º lugares, respectivamente. Em 1998, obtive pela primeira vez a honra de ter uma monografia classificada no Prêmio Paraná de Economia. Essa foi a primeira distinção da minha carreira. Recém chegado na Unioeste Toledo, com pouca experiência, eu tive a felicidade de ter uma orientação premiada e, com isso, um incentivo para continuar o trabalho em estudos regionais. Ao longo de 22 anos, outros prêmios e distinções vieram, no Brasil e no exterior. Mas, os prêmios e distinções mais importantes foram aqueles que recebi com meus alunos e alunas.”

Rosangela Pontili

Confira a seguir a nota publicada pelo CoreconPR (Conselho Regional de Economia do Paraná), entidade criadora e organizadora do Prêmio Paraná de Economia:

Ganhadores do 30º Prêmio Paraná de Economia foram homenageados através de solenidade virtual do CoreconPR

Na última sexta-feira (27), o Conselho Regional de Economia do Paraná (CoreconPR) realizou em plataforma online, a Solenidade Virtual da entrega do 30° Prêmio Paraná de Economia, que teve como objetivo homenagear os autores de Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Ciências Econômicas do Paraná, para valorizar e estimular a produção científica, propiciando uma reflexão econômica.

A solenidade, que aconteceu em plataforma online em decorrência da pandemia, foi apresentada pelo coordenador do evento, Sérgio Lopes. Além de premiar os três ganhadores nas duas modalidades em disputa, o evento também prestou homenagens aos professores orientadores e representantes das instituições de ensino dos trabalhos premiados.

Economia Paranaense

O primeiro lugar, da modalidade Economia Paranaense, foi conquistado por Andrei Victor Rucker com título “A contribuição da atividade de abate de aves para a geração de emprego e renda na economia paranaense no período 2007 a 2017”, da UNIOESTE Cascavel. A segunda posição ficou com Bernardo Soares Bidarra que abordou o tema “A convergência da renda industrial nas microrregiões paranaenses”, da UNIOESTE Toledo. E o terceiro lugar foi ocupado por Liliane da Silva Castanhetti com o tema “Análise setorial do emprego por mesorregião no Paraná entre os anos de 2007 a 2017”, da UNIOESTE Cascavel.

Economia Pura e Aplicada

Na modalidade Economia Pura e Aplicada, a primeira colocação ficou com Fernando Antonio Machado, que abordou o tema “Inserção ocupacional e diferenciais salariais de mães de menores de 14 anos: O mercado de trabalho brasileiro em 2017”, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A segunda colocação foi para Marcelo Vilela de Carvalho Costa com o tema “Avaliação da influência das instituições orçamentárias no resultado primário fiscal na América do Sul: 1975-2017”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E a terceira colocação ficou para Hulisson Fernando Sanches Nunes, com o tema “Influência de um conjunto de variáveis macroeconômicas sobre Ibovespa pós-sistemas de metas inflacionárias”, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Ronaldo Bulhões

Sobre o Prêmio Paraná de Economia

Anualmente o CoreconPR reconhece as Monografias ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), elaboradas por alunos das Instituições de Ensino Superior do Paraná em Ciências Econômicas, por meio do Prêmio Paraná de Economia. São premiados os três primeiros nas duas categorias em disputa: Economia Paranaense e Economia Pura e Aplicada, com a premiação total no valor de R$ 9 mil, distribuída de acordo com o regulamento.

A solenidade poderá ser acompanhada no Youtube do CoreconPR: