Imagem ilustrativa de sala de aula. Foto: Cecília Bastos/Jornal da USP

Para debater ensino humanizado, o encontro é aberto a educadores, estudantes, pais e mães, universidades e entidades ligadas à escola pública

Sob o tema “Por uma Educação Humanizadora”, a APP-Sindicato/Foz promove a Conferência Regional da Educação, neste sábado, 9, às 8h, no Sinefi, em Foz do Iguaçu. O encontro é aberto a educadores, estudantes, pais e mães, universidades, instituições e demais interessados na temática relacionada à escola pública. 

A pauta do evento inclui acessibilidade, currículo, organização pedagógica, educação humanizada e educação para a emancipação, aquela que forma cidadão consciente de direitos e deveres. As condições de trabalho dos educadores e o papel da comunidade no ensino público também serão abordados.

A Conferência Regional da Educação contará com duas palestras. Doutora pela Universidade de São Paulo e formação em Portugal, a professora Mariana Cortez tratará do tema “A educação que queremos”. Doutor pela Universidade Estadual de Maringá, o docente e dirigente sindical Cleiton Costa Denez irá enfocar “A situação atual da educação do Paraná”.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Presidenta da APP-Sindicato/Foz, Janete Batista afirma que os projetos para a educação no Paraná e no Brasil vão na contramão da educação humanizadora. Ela cita o enfraquecimento do currículo, a retirada de conteúdos de formação universalista e que o modelo instituído pelos governos não prepara o aluno para a vida nem para o mercado de trabalho.

“O modelo é de terceirização, corte de recursos, militarização das escolas e precarização das condições de trabalho”, enumera a professora. “E o Ensino Médio que foi instalado de forma impositiva deve ser repensado, pois não atende as necessidades dos estudantes. Os filhos dos trabalhadores terão cada vez mais dificuldades de entrar na universidade”, reflete Janete.

A conferência em Foz do Iguaçu, reforça a dirigente sindical, tem o papel de abrir canais de debate e reunir a sociedade para se pensar e construir um novo modelo. “Esse projeto deve servir para todos. Por isso a importância da participação de educadores, estudantes e seus familiares no encontro”, convida Janete.

A educadora cita os contínuos cortes no orçamento do Ministério da Educação e critica os valores destinados à educação pública no Paraná. “No estado, os recursos diminuem para o ensino, mesmo com superávit de R$ 7,2 bilhões na arrecadação. Os profissionais não são valorizados, estão sem reposição há seis anos, somando perdas de 35% nos salários”, pontua Janete Batista. 

Conferência Regional da Educação | “Por uma Educação Humanizadora”

Data: 9 de julho (sábado), com abertura às 8h

Local: Sindicato dos Eletricitários (Avenida Tancredo Neves, próximo ao Ecomuseu de Itaipu) – Foz do Iguaçu

Saiba mais: www.appfoz.com.br

Fonte: Assessoria