CMEI Dalva Nogueira

Bons gestores planejam o crescimento e o desenvolvimento econômico de uma cidade; excelentes gestores aliam essa atividade com a Educação, uma área essencial para o progresso de um município. Educação será ‘a menina dos olhos’ da Coligação Trabalho e Inovação. Composta pelos partidos Progressistas, PSD,Democratas, Patriota, Partido Verde e Solidariedade), os candidatos a prefeito Lucio de Marchi e a vice-prefeito Marcos Zanetti estão estruturando novos investimentos para a Educação de Toledo, tanto para a sede como para o interior.

Quando o assunto é Educação, Toledo é destaque nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Paraná. O Ensino Fundamental de Toledo – Anos Iniciais – está com a média 6,7. Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Toledo obteve a melhor nota (4,9), nos anos finais do Ensino Fundamental, no Paraná.

A maioria das escolas superou os seus resultados. Segundo Lucio de Marchi e Marcos Zanetti, cada nota é o reflexo da ação da comunidade escolar, bem como do planejamento realizado por toda a equipe da Secretaria de Educação em torno da aprendizagem do estudante. “As nossas crianças estão nas escolas; o índice de reprovação tem apresentado queda, ainda mínima, mas começamos a reverter esse quadro e seguiremos ativos para monitorar a evasão escolar”.

Escola Municipal Santo Antonio e Estadual Boa Vista

QUALIDADE – Lucio e Marcos ressaltam que a Prefeitura ao longo desses anos tem promovido ações para garantir a qualidade do ensino do Município, como a qualificação e a formação dos servidores; laboratórios de informática, foi oportunizada a formação continuada e práticas de estudos para os professores, para que estes tenham um melhor aproveitamento em suas aulas; concurso para Professores Bilíngues – Língua Portuguesa/Libras, criação do  – Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE), – Núcleo de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista,  Núcleo de Atendimento Especializado – Surdez, Livro Conhecendo Toledo, a elaboração de um calendário escolar próprio; a produção de material; o apoio pedagógico e a oferta e serviço de psicopedagogia e na sala de atendimento educacional especializada. 

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

O município de Toledo conta com aproximadamente 1,5 mil professores e são eles que regem o ensino. “Nós os parabenizamos pelo empenho, a dedicação e o compromisso em fornecer uma educação pública com qualidade para as nossas crianças”.

O Poder Público tem a responsabilidade de garantir meios para essa consolidação. “Durante a gestão, investimentos em infraestrutura foram executados, como melhorias nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Dalva Nogueira, Santa Maria e Jardim Concórdia. Investimos também nas Escolas Municipais de Boa Vista, Bom Princípio e Antônio Scain, dentre tantas outras”.

INCENTIVOS – A partir do próximo ano, de acordo com Lucio de Marchi e Marcos Zanetti, novos encaminhamentos para a Educação serão realizados. “São investimentos em infraestrutura, mas também o planejamento com a comunidade escolar para fortalecer mais a nossa Educação. Nós precisamos incentivar ainda mais a participação das famílias; avançarmos em tecnologia e estabelecermos novas formas de contato com os estudantes. Os investimentos em infraestrutura terão continuidade em nosso governo; contudo, nós almejamos tornar a nossa Educação exemplo no Estado, torná-la mais dinâmica e inovadora, assim como o nosso governo”.

Escola Municipal São dimas e Estadual Bom Princípio