As aulas da rede municipal de ensino estão para recomeçar. Na próxima quinta-feira (06), às aulas terão início tanto nas escolas, quanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). E os alunos que voltarem para as suas escolas e CMEIs encontrarão espaços mais organizados e estruturados, visto que receberam uma série de melhorias durante as férias.

A secretária municipal de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, destaca que a maioria das intervenções foi realizada durante o período de férias na tentativa de evitar transtornos.

“O período de férias se transforma no período mais oportuno para a realização de uma série de melhorias em nossa estrutura, tendo em vista que as crianças estão de férias e nenhuma outra atividade está sendo realizada. Isso faz com que as precauções com segurança sejam menores. Desse modo também podemos dar maior agilidade e velocidade para que os trabalhos sejam executados e nossas estruturas se adequem as necessidades dos alunos”, pontuou a secretária.

Algumas das estruturas que estão passando por reformas são as escolas Ari Arcássio Gossler e Antônio Scain, que estão sendo ampliadas. Outras reformas estão sendo feitas na Escola Municipal Walter Fontana e na fachada da Escola Municipal André Zenere.

Edna destacou as reformas das escolas Antônio Scain e Ari Arcássio Gossler. “Todas as intervenções são de grande importância, caso contrário não seriam executadas, mas eu destaco duas em especial. A Antônio Scain que está sendo ampliada para o atendimento às crianças que são surdas, pois no momento elas são encaminhadas para Assis Chateaubriand e agora poderemos atender esses alunos de forma adequada aqui em Toledo. Vale destacar também as reformas da cisterna e outras intervenções na Escola Ari Arcássio Gossler, que necessitava de melhorias há muito tempo. Mas de modo geral acredito que todas as intervenções tendem a melhorar os espaços para a realização das atividades pedagógicas”.

Também têm sido feitos alguns outros serviços, tais como a substituição do piso da Escola Municipal Henrique Brod; colocação de passarelas e pequenas intervenções na Escola São Dimas; colocação de piso vinílico no CMEI Cleuzi Berger e a colocação de cisternas, por meio de um convênio com a Itaipu Binacional nas Escolas Municipais Ari Arcássio Gossler e São Francisco e no CMEI Hilda Ângela de Marchi.

Outras reformas e intervenções também contemplam o Circo da Alegria e no Centro Integrado de Políticas Educacionais (CIPE), antigo SESI, onde serão reformados todos os banheiros, colocado novas divisórias, realizada nova pintura e demais intervenções.

Edna ainda explica que algumas adequações continuarão sendo feitas durante o período letivo. “Ainda teremos algumas adequações que continuarão sendo feitas durante o período letivo, mas os transtornos serão mínimos e não causarão nenhum tipo de problema para a realização das aulas, tampouco para que outras atividades pedagógicas sejam feitas nos espaços”, explicou.

Obras entregues

Recentemente várias melhorias foram entregues pela prefeitura e já poderão ser utilizadas pelos alunos no início do ano letivo. Os CMEIs Vó Tharcila e Cantinho Feliz foram ampliados e o CMEI Sueli Gruber recebeu nova pintura. A Escola Municipal Egon Werner Bercht foi contemplada com a reforma das grades e pintura externa do ginásio de esportes. Outra escola a receber melhorias foi a Escola Municipal Ivo Welter, que contou com a troca do piso em uma das salas.

Construção de novo CMEI no Jardim Carelli

A construção do Centro Municipal de Educação Infantil do Jardim Carelli teve início no começo de 2019 e agora está em fase final, podendo ser entregue a população em breve. A obra recebeu recursos do Fundo Nacional de Educação (FNDE), e está avaliada em R$ 1.119.785,97.

“Em relação ao CMEI do Carelli as obras serão retomadas nos próximos dias, visto que ainda faltam fazer algumas intervenções como a colocação do piso vinílico, mas são questões que podem ser resolvidas rapidamente. Por isso já estamos trabalhando na contratação de profissionais e também na compra de equipamentos para que essa estrutura fique a disposição da comunidade o mais rápido possível. Tendo em vista que este CMEI faz parte do Polo 2 em que temos uma grande demanda na procura por vagas para as crianças”, explicou a secretária de Educação.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo