Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Educação estuda soluções para imbróglio em licitação do transporte escolar

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Toledo está estudando soluções para o impasse relacionado ao transporte escolar gratuito para estudantes da rede municipal que residem na área rural. O problema surgiu após pais relatarem que não foram devidamente informados sobre a necessidade de matricular seus filhos no estabelecimento de ensino mais próximo de suas residências, conforme determinação legal.

Essa regra, baseada na Resolução 777/2013 da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e nas Normas para Gestão do Transporte Escolar Público do Paraná, foi seguida na licitação do transporte escolar realizada no fim de 2024. Contudo, segundo a Secretária da Educação, Janice Salvador, houve um descompasso entre as decisões tomadas em relação ao transporte escolar e o processo de realização das matrículas, o que resultou na falta de comunicação adequada com as famílias. “Estamos conversando com os pais para encontrar a melhor solução possível, mas sempre dentro da legalidade. Serão realizados todos os esforços para corrigir as falhas e garantir que todos os  estudantes, que têm direito ao transporte, sejam adequadamente atendidos”, garante.

A secretária também destacou que os pais poderão manter as crianças nas escolas de sua escolha, mas, se estiver fora da rota do transporte, precisarão providenciar o transporte. “Estamos conversando com as partes envolvidas e levando em conta aspectos técnicos e legais para tomarmos as melhores decisões. É preciso atendermos os interesses dos alunos e seus familiares, mas em obediência à legislação sobre o tema e ao que foi definido no processo licitatório”, explica Janice. “Esta é uma questão de responsabilidade dos gestores envolvidos no processo e também de toda a equipe técnica da Secretaria da Educação, que está se esforçando ao máximo para encontrar soluções para este impasse”, salienta. 

A licitação realizada no fim de 2024 previu a operação de 62 rotas, organizadas em 13 blocos, para atender às redes municipal e estadual de ensino. O objetivo é reduzir o tempo de deslocamento dos alunos, assegurando que frequentem a unidade educacional mais próxima de suas casas. Para esclarecer dúvidas e orientar os pais, a Smed disponibiliza dois canais de atendimento em horário comercial: (45) 3196-3547 (WhatsApp) e 3196-3544 (telefone fixo).

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real