Foto: Carlos Rodrigues/Decom

Um projeto que tem dado muitos frutos, inclusive com a participação de estudantes toledanos em eventos internacionais, vai ser ampliado a partir de uma cooperação entre a administração municipal e o Colégio Estadual Jardim Porto Alegre. Na terça-feira (16), durante encontro realizado na Sala de Reuniões da Prefeitura de Toledo, foi firmada a parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed) que prevê o apoio financeiro do município em viagens dos jovens cientistas, tendo como contrapartida a participação de 20 crianças da Escola Municipal Alberto Santos Dumont no Clube de Ciências. 

O Clube de Ciências, coordenado pela professora Dionéia Schauren, atende estudantes, promovendo a iniciação científica. A intenção com o convênio é ampliar o apoio à presença dos alunos em eventos estaduais, nacionais e internacionais, a partir do investimento em passagens e deslocamentos. “O objetivo é apoiar o projeto, que é do Colégio Estadual, e ter o retorno para o município por meio da possibilidade de atendimento de crianças do 1º ao 5º ano”, explicou a secretária municipal de Educação, Marli Gonçalves Costa. 

Os participantes do Clube da Ciência, conforme a professora Dionéia, encontram nessa atividade, dentro do laboratório, um lugar e uma identidade. “Eles são apaixonados pelo Clube. São crianças e adolescentes, muitas vezes sem uma estrutura familiar, que poderiam se ocupar de outras coisas, porém se dedicam ao estudo. Lembro de mães vindo me pedir ajuda para enfrentar problemas em casa e hoje ver este aluno dentro de uma universidade é algo maravilhoso”, destacou.  

Durante a assinatura, o prefeito Beto Lunitti destacou a importância destas ações que promovem avanços para a educação. “A política educacional, para este governo, é central. Fico feliz em poder proporcionar este momento, pois a gente compreende que essa relação entre o poder público municipal e estadual precisa estar muito alinhada. Por isso a gente bota dinheiro público nesses projetos, por isso vamos licitar um projeto para repaginar a Usina do Conhecimento para ser um grande espaço de ciência e encantamento”, disse.

Lunitti ainda salientou que a intenção é transformar Toledo em uma referência nacional de tecnologia aplicada à educação. “Não meço esforços. Nós podemos melhorar, fazendo nossa parte aqui. É possível realizar e as nossas crianças têm direito a um ambiente favorável. Nós precisamos construir narrativas positivas, para a educação para se tornar uma ferramenta transformadora”. O prefeito Beto Lunitti ainda destacou eventos – Inovameat e a Festa Literária de Toledo (Flit) – que transformam Toledo em um pólo de discussão de inovações e de literatura e cultura. “Nós somos protagonistas desta transformação que Toledo vive. Vamos ampliar tudo isso porque temos vontade e gente capaz de fazer”.

O entusiasmo do gestor municipal em relação à educação foi destacado pelo chefe do Núcleo Regional do Ensino (NRE) de Toledo, José Carlos Pereira Guimarães. “A gente percebe na sua fala, em suas atitudes o ímpeto. Não adianta construirmos uma educação ruim e querermos um sujeito bom lá na frente. Por isso precisamos trabalhar com excelência. Nós trabalharemos de forma conjunta e esse convênio é um exemplo. Se não existir o mesmo objetivo, não avançaremos”, comentou. 

Também participaram do encontro a diretora do Colégio Estadual Jardim Porto Alegre Cleide Campos de Lima, a diretora da Escola Municipal Alberto Santos Dumont Franciela Hein Suzin e a coordenadora de Ciências da Smed Franciele Yumi Bispo Neves e demais representantes do NRE de Toledo.

Fonte: Decom/Pref. Toledo