Foto: Mariana Matsuo/Secom

Dar a destinação correta aos mais variados tipos de entulhos e resíduos, além de contribuir para a diminuição de infestações por insetos e outros animais que podem trazer doenças. Este é o objetivo da Prefeitura de Toledo com a realização do Ecoponto Itinerante. No último sábado (08), no Bairro Tancredo Neves, a ação recolheu aproximadamente 30 toneladas de descartes por meio de um mutirão envolvendo diversas secretarias municipais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Maicon Bruno Stuani, esta foi a segunda ação deste tipo no ano e recolheu diversos itens. “Tivemos uma boa adesão da comunidade e conseguimos atingir uma grande quantidade de resíduos volumosos recolhidos, como móveis, eletros, eletrônicos, colchões, madeira e resíduos de podas”, informou.  

O trabalho é coordenado pelas Secretarias de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e da Saúde, por meio do Setor de Controle e Combate às Endemias, e conta com o apoio de diversos setores da administração municipal. “É um trabalho intersetorial e servidores das mais diversas pastas participam, em especial coordenadores, diretores e secretários municipais. Este trabalho atende sempre bairros mais suscetíveis a problemas, como a dengue por exemplo”, explicou o prefeito Beto Lunitti. 

Segundo Stuani, o projeto está sendo retomado aos poucos. “O Ecoponto Itinerante circulará por todas as regiões do município, conforme a demanda”. Neste ano já tivemos duas ações com aproximadamente 50 toneladas de resíduos recolhidas”, concluiu.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação