Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ecologia na prática: gestores de educação ambiental visitam iniciativas sustentáveis no Oeste do Paraná

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Em Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná, gestores puderam observar conceitos de conservação da biodiversidade e ecoturismo

Os participantes da Formação Continuada para Gestores Municipais de Educação Ambiental participaram, na última sexta-feira (1º), de uma visita técnica regional, abordando conteúdos sobre ecoturismo e conservação da biodiversidade. A promoção é do Programa de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, por meio do convênio Linha Ecológica: Educação para Sustentabilidade e Desenvolvimento Cultural do Território.

Os municípios visitados foram Boa Vista da Aparecida e Três Barras do Paraná. Em Boa Vista da Aparecida, o grupo visitou um trecho do reservatório da represa Salto Caxias, onde puderam observar na prática a importância da faixa de proteção para um reservatório.

Em Três Barras do Paraná, a visita foi ao Parque Estadual Rio Guarani, resultado concreto de uma ação de compensação ambiental. Lá, os gestores de EA tiveram uma aula sobre a importância das Unidades de Conservação. Também fizeram uma trilha interpretativa e realizaram algumas dinâmicas que poderão ser replicadas em seus municípios.

A programação incluiu, ainda, visitas a agroindústrias familiares em propriedades rurais, que produzem, de forma artesanal, suco e vinho, entre outros produtos. As propriedades visitadas adaptaram suas áreas construídas, integrando-as às paisagens naturais, mostrando que é possível diversificar a produção rural e aproveitar o potencial turístico da região. Assim, a propriedade se torna economicamente sustentável e a família permanece no campo.

Os locais visitados são definidos de acordo com as atividades da Formação e representam oportunidades de complementar os estudos. “As experiências vividas nestas formações, além de promoverem o aperfeiçoamento técnico, contribuem para uma formação integral dos educadores ambientais”, destaca Lucilei Bodaneze Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

O gestor do convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, destaca que o objetivo das visitas técnicas é vivenciar e contextualizar os processos formativos. “São oportunidades de conhecer algumas unidades de conservação e propriedades que produzem alimentos, e isso estimula a adoção de práticas de proteção ambiental”, destaca.

Estão programadas mais oito visitas técnicas regionais até julho de 2023. O Convênio Linha Ecológica é uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao lago de Itaipu.

Visita técnica a Boa Vista da Aparecida. Foto: João Vanderlei/Comunicação Lindeiros

Fonte: Itaipu Binacional, com informações Assessoria de Imprensa do Conselho dos Municípios Lindeiros

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real