A Equipe de Atenção Primária (EAP) do Centro de Saúde de Toledo realizou, na tarde dessa quarta-feira (22), uma palestra educativa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) com jovens aprendizes vinculados ao Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee). A atividade ocorreu na sala do Ciee instalada no câmpus Toledo do Centro Universitário Assis Gurgacz (FAG) e reuniu mais de 30 participantes que atuam em diferentes empresas do município.
Coordenada pela gerente da unidade de saúde, Rejane Ecker, a conversa abordou aspectos relacionados à prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, buscando promover a conscientização entre os adolescentes e jovens adultos sobre práticas seguras de saúde sexual e reprodutiva. “É fundamental tratar desse tema com os jovens, pois o número de casos de infecções sexualmente transmissíveis vem crescendo em todas as faixas etárias, inclusive entre eles”, comenta. “Acreditamos muito na informação como ferramenta de prevenção e educação em saúde. Por isso, abordamos temas como as infecções sexualmente transmissíveis e os métodos de prevenção, como a vacinação contra o HPV [papilomavírus humano], e o uso do preservativo, que é indispensável para evitar doenças e gestações indesejadas”, acrescenta.
O mesmo conteúdo será reapresentado pela gerente da EAP Centro de Saúde nesta quinta-feira (23), às 14h, no auditório da FAG/Toledo, com previsão de público ampliado: cerca de 100 jovens aprendizes vinculados ao Ciee. Nesta segunda etapa, a palestra contará ainda com o apoio de acadêmicos do curso de Medicina do câmpus local da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Fonte: Secom/Pref. de Toledo