Não é difícil lermos, ou, escutarmos, a famosa frase “é brincando que se aprende”, mas será ela realmente verdade? Sabemos que as práticas educacionais nas escolas têm evidenciado que atividades lúdicas, jogos e brincadeiras, oportunizam o desenvolvimento das aprendizagens cognitivas e socioemocionais. É durante a brincadeira que a criança passa a se enxergar enquanto ser independente e com responsabilidades. Tendo contato com experiências diversas durante o ato de brincar, embasa a personalidade da criança e sua identidade como ser.

A brincadeira é uma das partes mais fundamentais da aprendizagem e desenvolvimento infantil. É o momento em que a criança exercita todos os seus direitos. É brincando que ela se coloca, e se enxerga, como protagonista de seu desenvolvimento pleno. Há então, uma facilitação nos mais variados processos de crescimento, como: comunicação; socialização; construção do conhecimento; além do desenvolvimento psicomotor.

É realmente brincando que se aprende. Se aprende sobre si, sobre o outro e sobre o todo. A inclusão do brincar na grade escolar oportuniza à criança a construção da identidade autônoma, interações com o meio, convivência e relacionamento com crianças e adultos, dentro, e, fora da escola. Incentiva-se então o ser, o estar, o aprender e a conviver com os outros durante a brincadeira.

A Escola Infantil Espaço Encantado tem como uma de suas prioridades, a valorização do brincar. Não tendo apenas um dia do brinquedo onde as crianças acabam por brincar sem finalidade. Tendo por objetivo um desenvolvimento divertido e abrangente, contamos com brincadeiras diversas direcionadas a áreas em especifico, usando o brincar da forma mais produtiva possível.

Fonte: Escola Infantil Espaço Encantado