Por Fernando Braga
Mais uma ação para coibir ilícitos e impedir o cometimento de crimes na cidade de Toledo foi desenvolvida na tarde desta sexta-feira (03), durante abordagem realizada pela Guarda Municipal nas imediações do Terminal Rodoviário.
Por volta das 16 horas, equipes da GM estiveram abordando e revistando PSRs (pessoas em situação de rua), que eventualmente poderiam estar consumindo álcool ou entorpecentes no local.
Durante revista, um facão foi localizado e apreendido pelos agentes. Como resultado também houve uma prisão, pois um dos abordados possuía um mandado em seu desfavor. Se trata de um homem de 39 anos de idade, cuja ordem de prisão havia sido expedida pela Justiça Criminal de Cascavel pelo crime porte ilegal de arma de fogo.
Além do combate à ações criminosas, essa iniciativa, que marca o início da gestão do prefeito Mario Costenaro, foi realizada em conjunto entre a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e a Secretaria do Desenvolvimento Humano, com o intuito de também oferecer aos moradores de rua condições para que saiam desta situação.
A exemplo disso, um dos moradores de rua foi direcionado, nesta tarde, para atendimento em um Centro de Referência em Assistência Social, já que ele próprio solicitou às equipes, durante a abordagem, ajuda para ser encaminhado a uma clínica de reabilitação de dependentes químicos.
Essas e outras ações mostram como uma abordagem pode surtir efeitos sociais, além de promover a segurança para a população de Toledo.
Participaram da ação, entre outros envolvidos, o coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, GM Bayer, o diretor do Departamento de Segurança, GM Ronaldo, e a secretária do Desenvolvimento Humano, Sheila Delava.
Confira a seguir o esclarecimento do diretor do Departamento de Segurança da GM.
>> Veja também: Secretaria do Desenvolvimento Humano e Guarda Municipal agem para auxiliar indígenas em Toledo