Já é notório aos olhos de quem passa ou mora próximo a PR 239 que liga Toledo a Palotina o grande movimento depois da instalação do Biopark. Isso anima e da esperança de que o crescimento e desenvolvimento daquela região e do município de Toledo vão superar as expectativas bem antes do previsto.

Duplicação da PR 239 I
Creio que, não se pode falar das projeções de crescimento de Toledo sem a necessidade de duplicação da PR 239 que dá acesso ao maior parque cientifico e tecnológico do Brasil. Não diga que ainda é cedo, pois, por estarmos no Brasil, onde as coisas (públicas) são morosas e só por essa razão é bom se antecipar e já, providenciar um pedido de duplicação.

Duplicação da PR 239 II
Hoje, já funcionam cinco universidades, micro e pequenas empresas e com a conclusão dos novos prédios e hospital, logo será uma nova cidade dentro de Toledo que ira proporcionar benefícios sociais e para população de Toledo e todo o Paraná.

Encontro de Legislativos, executivos e entidades.

sandra2.jpeg

Toledo sediará entre os dias 9 e 11 de outubro um grande evento em que muitas autoridades ligadas ao governo do estado, da união, local e regional estarão falando e palestrando diretamente com vereadores, servidores público, universitários e a comunidade em geral no Teatro Municipal de Toledo. Um dos temas que será discutido será a “comunicação digital” nas próximas eleições. Vocês sabem o que é e do que se trata? Não? Quem vai falar sobre esse tema a Dra. Sandra Cristina Kleinschmitt. Então participem. Mais informações –

Concurso de Haicai de Toledo
No último dia 24 a Academia de Letras de Toledo (ALT) realizou a premiação 3º CONCURSO DE HAICAI DE TOLEDO – KENZO TAKEMORI, um projeto da Academia de Letras de Toledo em parceria com a Revista Philos. KENZO TAKEMORI, foi o primeiro japonês a fixar residência em Toledo, com a família, no dia 09 de julho de 1957. Cultivavam feijão na Colônia Sol Nascente e, posteriormente, montaram a oficina mecânica Irmãos Takemori no centro da cidade.

Concurso de Haicai de Toledo I
Nascido em 19 de abril de 1907 em Hiroshima – Japão, Kenzo Takemori veio ao Brasil em 1931. Trabalhou em São Paulo e Paraná. Casou-se com Tsutae Yada, nascida em Osaka, Japão. Com ela, teve 11 filhos. Ela faleceu com 42 anos, e ele, aos 91 anos, em 30 de agosto de 1998, nesta cidade, onde ainda residem alguns de seus filhos e netos.

Concurso de Haicai de Toledo II
O 3º Concurso de Haicai de Toledo – Kenzo Takemori, novamente superou as expectativas em relação ao número de inscrições e à qualidade dos textos. Foram 385 participantes de um total de seis países inscritos. Além do Brasil, inscreveram-se pessoas residentes na Itália, Japão, Portugal, Canadá e Romênia.

Concurso de Haicai de Toledo III
Do Brasil, recebeu inscrições do Distrito Federal e dezesseis estados da federação, desde o Pará ao Rio Grande do Sul. Considerando as três edições do concurso, são de doze países os poetas haicaístas que nos prestigiaram ao submeterem seus textos ao formulário de inscrições.