Os criminosos foram presos pela Polícia Militar e encaminhados para a Cadeia Pública de Toledo. Foto: Divulgação

Com o veículo do Conselho Tutelar de Ouro Verde do Oeste, os criminosos estiveram em Toledo, onde praticaram uma série de assaltos

Por Fernando Braga

A audácia de ladrões que furtaram um veículo em Ouro Verde do Oeste para praticar assaltos em Toledo chamou a atenção neste fim de semana. Uma dupla de criminosos foi presa depois de praticar diversos crimes e agitar o meio policial nas duas cidades. Agora, os dois se encontram recolhidos na Cadeia Pública de Toledo e irão responder por arrombamento, furto qualificado, danos ao patrimônio público, assalto e posse de drogas.

A sequência de crimes começou no início da madrugada de sábado (27), quando R. G. S e I. M, ambos moradores de Ouro Verde, arrombaram o Conselho Tutelar daquela cidade. Assim que servidores da prefeitura acionaram a Polícia Militar, uma equipe do Destacamento da PM local se dirigiu até lá e constatou que foi quebrada uma vidraça que dá acesso ao interior do estabelecimento. Além de se depararem com sangue pelo chão e nos vidros, os policiais verificaram que do local foram subtraídos um computador, alguns pertences pessoais de uma conselheira tutelar e um veículo branco, que possui identificação do Governo do Estado nas laterais e do Conselho Tutelar na traseira.

De posse do carro, os bandidos vieram para Toledo e praticaram uma série de outros crimes.

Assaltos em Toledo

Por volta das 05h45, militares do 19º Batalhão foram acionados para atender uma ocorrência de assalto no cruzamento da Rua Áurea com a Rua São João. A chamada, via 190, partiu de uma mulher que relatou estar a pé quando foi abordada por criminosos que ocupavam um automóvel branco. Eles anunciaram o assalto e levaram sua bolsa. Uma das informações repassadas pela vítima chamou a atenção do COPOM (Centro de Operações Policiais Militares): no carro havia um adesivo escrito “Conselho Tutelar”.

Enquanto uma viatura se deslocava para atender a ocorrência, o COPOM recebeu outra chamada com um relato que continha as mesmas características. Não longe do endereço onde houve o primeiro roubo, outra pessoa foi assaltada. Em frente ao Banco Itaú, na Rua Sete de Setembro, os bandidos abordaram uma nova vítima, levando dela um smartphone e até uma sacola que continha seu almoço. As câmeras do banco registraram toda a ação e além de reconhecer a identificação do Conselho Tutelar no veículo, a pessoa roubada também mencionou que um dos bandidos trajava uma blusa amarela com capuz.

Quando os militares estavam chegando ao endereço mencionado, a equipe foi comunicada de um terceiro crime. Desta vez, foi uma tentativa de roubo na região do Lago Municipal. Essa terceira vítima conseguiu driblar os assaltantes e escapar depois de ser abordada. Os criminosos fugiram, mas quando pararam no cruzamento da Rua Santos Dumont com a Avenida Parigot de Souza, a vítima pôde prestar atenção e reconhecer a marca e o modelo do carro, bem como visualizar a identificação do Conselho Tutelar.

Em um curto espaço de tempo, entre 05h45 e 06h15, os marginais fizeram três vítimas em Toledo e foram vistos pela última vez seguindo para a Avenida Ministro Cirne Lima. Equipes do 19º BPM efetuaram diligências para localizar os criminosos, mas não descobriram o paradeiro da dupla. Os ladrões retornaram à Ouro Verde do Oeste, mas bateram o carro e o abandonaram. Posteriormente, o automóvel foi encontrado por policiais. Em seu interior havia vestígios de sangue.

De volta a Ouro Verde e de volta à prisão

Depois de atender a ocorrência do furto nas dependências do Conselho Tutelar, e já sabendo dos assaltos praticados em Toledo, a equipe do Destacamento da Polícia Militar de Ouro Verde do Oeste recebeu informações de que pessoas suspeitas estavam em frente a uma residência na Rua são Salvador. Os militares se aproximaram para efetuar a abordagem, mas dos quatro indivíduos presentes, dois correram para dentro do imóvel.

R. G. S., o morador da casa, entrou em um quarto, foi alcançado e algemado. I. M. tentou fugir, mas foi contido pelos policiais militares. As outras duas pessoas que os acompanhavam na frente da residência foram revistadas e liberadas, já que com elas não havia nada de ilícito.

Em revista no imóvel, os policiais encontraram o gabinete do computador furtado no Conselho Tutelar, três aparelhos de celular, cuja procedência não foi esclarecida, e 44 gramas de maconha, que estavam na geladeira.

Durante a prisão, os militares verificaram que no braço direito de R. G. S.  havia um corte bem recente. O ferimento foi causado no momento em que ele quebrou a vidraça para praticar o furto.

A equipe policial também se dirigiu à casa de I. M., onde foram encontrados um botijão de gás levado do Conselho Tutelar e a nécessaire de uma das conselheiras, contendo material de higiene pessoal.

Os dois presos possuem extensa ficha criminal com diversas passagens pela polícia. Eles foram conduzidos para a delegacia da Polícia Civil e ainda no sábado deram entrada na Cadeia Pública de Toledo, onde permanecem a disposição da Justiça.

Os objetos furtados pela dupla foram recuperados pela Polícia Militar. Foto: Divulgação