Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Duas novas leis ampliam parceria com Colégio Agrícola de Toledo

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Prefeito Mario Costenaro sancionou duas novas leis que permitem a compra direta de alimentos da recém criada cooperativa no CAET. Foto: Carlos Rodrigues

Nesta quarta-feira (23), o prefeito Mario Costenaro sancionou duas novas leis que ampliam a parceria entre a Prefeitura e o Colégio Agrícola de Toledo (CAET). A primeira torna de utilidade pública a Associação de Pais e a segunda altera a legislação permitindo a compra de alimentos da recém criada cooperativa do CAET por parte da Cozinha Social. “Essas leis representam muito do pensamento desta gestão”, aponta Costenaro ao lembrar que a nova cooperativa reúne agentes diferentes com um objetivo comum.

Ainda de acordo com o prefeito, a partir de agora cria-se uma integração maior de uma rede “para fortalecer um colégio que é patrimônio de Toledo, de uma cidade que é referência no agronegócio”, destaca. Costenaro lembra da importância de recriar a Secretaria de Agricultura e Proteína Animal e a necessidade do foco no agronegócio “no sentido de buscar a integração de todos para construir um ambiente positivo para resultados efetivos”.

Integração social – Na opinião do diretor do CAET, professor Gerson Boff, a parceria marca um dia importante para o Colégio Agrícola. “É um braço da prefeitura nos ajudando que nos permite fazer um trabalho conjunto com o Núcleo Regional de Educação (NRE) a fim de desenvolver o aluno que é o mais importante”, diz Boff. O diretor ressalta também a importância em se ter “um colégio forte na capital do agronegócio e dentro do contexto que a cidade precisa ajudando a desenvolver o município”.

O chefe do NRE, professor José Carlos, lembra que as novas leis fortalecem o trabalho já desenvolvido pelo colégio que é uma referência na formação de novos técnicos agrícolas. “Esta ajuda é necessária, pois fortalece o vínculo com o agro, que é forte em nossa região”. Outro ponto destacado pelo professor é que “Toledo não trata a educação de forma dividida e isso faz a diferença para o jovem que é tratado como cidadão”.

Foto: Carlos Rodrigues

Falando em nome da cooperativa, José Augusto de Souza trouxe como surgiu a oportunidade de se fazer esta parceria, onde a cooperativa irá fornecer carne suína para a Cozinha Social. “Só temos a agradecer ao prefeito Mario Costenaro pela sensibilidade em apoiar uma cooperativa destinada a ensinar os jovens que mais tarde irão ajudar a manter a qualidade do trabalho no agronegócio, dentro de uma instituição referência dentro do Estado do Paraná, como é o Colégio Agrícola de Toledo”, explica.

Atenção à sociedade – Marcelo Marques, secretário de Administração da Prefeitura de Toledo, classifica como “muito interessante” a parceria e elogiou a velocidade na alteração legislativa. “Este é o verdadeiro papel do poder público: estar atento às necessidades do município e ajudar a oferecer oportunidade para jovens”.

O vereador Professor Oséias ressalta que a promulgação das novas leis “mostra que essa gestão atenta à sociedade, em especial no agro e na formação de técnicos que vão para todos o país levando o nome de Toledo”. Já o vereador Bruno Radunz aponta que as novas leis irão auxiliar muito. “Todas as cidades com colégio agrícola são diferentes. Espero que seja útil e reforço que o Legislativo está ao lado das boas ações”.

O vice-prefeito Lucio De Marchi acrescenta como sendo louvável a permissão para que a cooperativa possa comercializar sua produção com a Prefeitura de Toledo. “Este colégio que é uma referência pela qualidade e nos mostra que nascemos no associativismo e agora temos mais uma prova de que esse espírito segue vivo em Toledo”, finaliza.

Presenças – Participaram ainda do ato o chefe de Gabinete, Reinaldo Sales; o Assessor de Governo, Neuroci Frizzo; professores do CAET, pais e alunos.

Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real