Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dom Odilo Scherer viaja a Roma para funeral do Papa e participação no Conclave

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Da Redação

Dom Odilo Scherer tem viagem agendada para a noite desta terça-feira, 22, com destino a Roma (Itália), onde participará dos atos fúnebres do Papa Francisco, falecido nesta segunda-feira, 21, aos 88 anos. Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Dom Odilo também participará do Conclave que elegerá o novo Papa.

Um dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no Conclave, Dom Odilo, de 75 anos, vive a expectativa desse momento decisivo. Para ele, apesar de alguns nomes já circularem — entre eles, três italianos —, o Conclave sempre reserva surpresas. “Sempre que se fala em favoritos, surge um nome novo, como aconteceu com o argentino Jorge Mario Bergoglio, eleito em 2013 e que se tornou o Papa Francisco”, lembra.

Dom Odilo participaria de uma cerimônia religiosa nesta quarta-feira, 23, na Paróquia São Cristóvão, na Vila Industrial, em Toledo. No entanto, em razão do falecimento do Papa e da viagem a Roma, sua presença foi cancelada.


Dom Odilo

Dom Odilo Pedro Scherer é uma das figuras mais notáveis originárias de Toledo (PR). Nascido em Cerro Largo (RS), em 21 de setembro de 1949, mudou-se com a família para o distrito de Dois Irmãos, em Toledo, quando tinha apenas dois anos. Filho de Edwino e Francisca Scherer, cresceu em um ambiente profundamente religioso, com orações em dialeto alemão, falado habitualmente em casa.

Sua trajetória religiosa teve início no Seminário São José, em Toledo. Foi ordenado sacerdote em 7 de dezembro de 1976, por Dom Armando Círio, na Diocese de Toledo. Atuou como reitor e professor em seminários em Toledo e Cascavel, além de lecionar Filosofia na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto (1980–1985) e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1985–1994). Também desempenhou funções pastorais como vigário paroquial e pároco na Catedral Cristo Rei de Toledo (1985–1988).

Em 2001, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo Papa João Paulo II. Em 2007, tornou-se arcebispo da Arquidiocese de São Paulo e, no mesmo ano, foi criado cardeal pelo Papa Bento XVI. Além de suas funções eclesiásticas, destaca-se pelo compromisso com a educação e o desenvolvimento social, mantendo fortes vínculos com sua cidade natal. Em visitas recentes a Toledo, demonstrou apoio a projetos educacionais e reconheceu diversas iniciativas locais.


Sepultamento

O corpo do Papa Francisco foi levado para a Capela Santa Marta e será trasladado para a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23.

Francisco alterou as regras dos funerais papais, e seu corpo será sepultado fora dos muros vaticanos. Ele escolheu a Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, como local de descanso final.

O caixão com o corpo será levado da Casa de Santa Marta à Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão se despedir. Segundo o Vaticano, os horários de visitação à Basílica são os seguintes:

  • Quarta-feira (23): das 11h à meia-noite
  • Quinta-feira (24): das 7h à meia-noite
  • Sexta-feira (25): das 7h às 19h

O funeral será realizado no sábado (26), às 10h, na Basílica de São Pedro. Em seguida, o caixão será levado à Basílica de Santa Maria Maior para o sepultamento, conforme desejo do pontífice.

De acordo com o direito canônico, o Conclave deve começar até 20 dias após o velório do Papa.

Vaticano divulga imagem do corpo do Papa Francisco no caixão. Imagem: Vatican Media/ AFP

Cardeais brasileiros que participarão do Conclave:

  • Cardeal Odilo Pedro Scherer
    Arquidiocese de São Paulo (SP)
    Nascimento: 21/09/1949 – Idade: 75 anos
    Nomeado cardeal por: Bento XVI
  • Cardeal João Braz de Aviz
    Emérito de Brasília (DF) e da Congregação para a Vida Consagrada – Vaticano
    Nascimento: 24/04/1947 – Idade: 77 anos
    Nomeado cardeal por: Bento XVI
  • Cardeal Orani João Tempesta
    Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)
    Nascimento: 23/06/1950 – Idade: 74 anos
    Nomeado cardeal por: Papa Francisco
  • Cardeal Sergio da Rocha
    Arquidiocese de Salvador (BA)
    Nascimento: 21/10/1959 – Idade: 65 anos
    Nomeado cardeal por: Papa Francisco
  • Cardeal Paulo Cezar Costa
    Arquidiocese de Brasília (DF)
    Nascimento: 20/07/1967 – Idade: 57 anos
    Nomeado cardeal por: Papa Francisco
  • Cardeal Leonardo Steiner
    Arquidiocese de Manaus (AM)
    Nascimento: 06/11/1950 – Idade: 74 anos
    Nomeado cardeal por: Papa Francisco
  • Cardeal Jaime Spengler
    Arquidiocese de Porto Alegre (RS)
    Nascimento: 06/09/1960 – Idade: 64 anos
    Nomeado cardeal por: Papa Francisco

Veja também

Previsão do Tempo

Mais previsões: Meteorologia 25 dias

Cotação em Tempo Real