Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Documentário “Vai, vai ter alegria…vai, vai ter esperança” mostra a experiência humana e cultural

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
O documentário já está disponível. Foto: circo_rodou_dom

A arte circense promove a cidadania, da visibilidade aos sujeitos e revela novos talentos. É a arte responsável por incentivar e apoiar as crianças e os adolescentes na sua formação artística como ferramenta de autonomia, desenvolvimento socioemocional e profissional. Por mais de 30 anos, o Circo da Alegria tem transformado vidas no município de Toledo (PR) e leva arte, afeto e esperança a milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social.

O Circo da Alegria – projeto social desenvolvido na Escola Municipal Anita Garibaldi – já realizou festivais, mostras que reúnem anualmente vários grupos de circo social de todo o país, em espetáculos e oficinas, trocas de experiência. Milhares de crianças e adolescentes passaram pelo projeto e receberam orientações sobre cidadania, responsabilidade, disciplina e técnicas circenses, que serviram não apenas para apresentações no picadeiro, como também para o palco da vida.

Uma trajetória que marcou vidas, pessoas e transformou um território. Mas, mais do que registrar a trajetória do Circo da Alegria, o documentário “Vai, vai ter alegria…vai, vai ter esperança” nasce do sonho e da esperança das jornalistas Selma Becker e Rosselane Giordani. Elas sempre acreditaram no impacto social que o Circo da Alegria e arte têm, e o seu poder de transformação social por meio da arte.

O projeto cultural é contemplado pelo edital de chamamento público nº 008/2024, da Lei Paulo Gustavo – Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura de Toledo, em apoio às produções audiovisuais. Vai, vai ter alegria… vai, vai ter esperança é um documentário que dá voz a muitas vozes que tiveram suas vidas transformadas, seja como sujeito, aprendiz, artista ou instrutor. É uma viagem, uma experiência humana sobre esperança. A jornalista, roteirista e editora do documentário Selma Becker explica que o documentário traz a magia, a poesia, a delicadeza e a humanidade que a arte proporciona. “O mundo precisa de pessoas que estejam comprometidas com a humanidade, a delicadeza e a cidadania. A história do Circo da Alegria fala disso: como a arte resgatou a sensibilidade, a poesia e a humanidade de crianças e adolescentes e transformou o território que elas vivem. Se desejamos paz, cidadania precisamos apostar em Projetos que a promovam esta transformação e o Circo da Alegria é isso, um celeiro de transformações e resgate de vidas e sonhos. Retratamos isso no documentário, na esperança que este lindo projeto tenha vida longa e siga transformando a vida de muitas outras crianças e adolescentes”.

A jornalista, produtora cultural, roteirista e entrevistadora do documentário Rosselane Giordani complementa que o documentário também tem como proposta honrar e sensibilizar o Poder Público, os empresários, as universidades e os Governos Municipal, Estadual e Federal. “Uma família que fez e faz muito pelo Circo da Alegria. Um projeto que começou com a Tânia, seguiu com o Dado e está com a Paula. Quem vai continuar quando essa família não estiver mais no picadeiro? A continuidade deste projeto é uma responsabilidade de todos, o Circo da Alegria é reconhecido nacionalmente, esta família deixa sua marca de amor e esperança e agora, qual é a marca que a sociedade vai deixar neste projeto?”.

A equipe que produziu o documentário é formada pelas jornalistas Rosselane Giordani, pesquisa, entrevistas e direção de produção; Selma Becker, roteiro e direção de edição e montagem; Graciela Souza, assessoria de Imprensa; Júlia Vanessa Dall’Oglio, intérprete em Libras e Vagner Souza, cinegrafismo e edição/pós-produção.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O documentário teve o seu lançamento no dia 23 de junho e está disponível no canal do YouTube https://heylink.me/CircodaAlegriaDoc . Alunos, comunidades, convidados e autoridades prestigiaram a primeira exibição do documentário, realizado no Picadeiro do Circo da Alegria.

O assessor da Casa Civil do Governo do Estado Beto Luntti afirma que o documentário “olha” para a história, a dedicação e reporta todas as pessoas que estão e passaram reconhecimento pleno de quanto ações governamentais podem fazer a diferença na vida de cada pessoa. “O Circo da Alegria promove o amor, a dedicação, a inclusão e o respeito. Ressalto a vida, o amor e a cultura”.

Para a professora Nelci Welter, que representou o deputado federal Elton Welter, o Circo da Alegria mostra que o investimento em política pública no bairro é uma atitude correta. A vereadora Professora Marli, representando o presidente da Câmara de Vereadores de Toledo Gabriel Baierle, complementa que a relação educação, cultura e esporte fazem a diferença na vida da criança, do adolescente e da comunidade, em geral. O promotor de Justiça José Roberto Moreira parabenizou a todos que ao longo dos anos contribuíram para o trabalho. “Toda a ação – com certeza – foi importante”.

Emocionada, a coordenadora do projeto Paula Bombonatto comenta a sua ligação pessoal com o circo. “O Circo é a minha vida, da minha família e de muitas outras pessoas. O projeto precisa de um novo olhar, porque ele cresceu”. Também acompanharam a primeira exibição do documentário representantes da Secretaria Municipal de Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Paranaense (Unipar), FAG, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O CIRCO

O Circo da Alegria começou a sua história em 1992 e é reconhecido pelo Brasil e pelo mundo. Recebeu reconhecimento com o Prêmio Nacional Itaú Unicef, tornando-se conhecido nacionalmente e, em 2015, entrou para a Rede Circo Mundo, fazendo parte de um grupo seleto de 20 projetos que discutem a pedagogia do circo social.

Acumulou prêmios como: Prêmio Reconhecimento de Trajetória Artística no PR. Edital 003/2020. Governo do Estado do Paraná; contemplado por Edital da Justiça Federal para distribuição de recursos/2019 – 2018, 2016 e 2015; Projeto Integrante da Rede Circo do Mundo Brasil; Vencedor regional do Prêmio Itaú-Unicef 2011;

Vencedor do Prêmio da EMBRACON Abrace uma Vida 2010; Manifestação de Voto de Louvor e Congratulações, concedido pela Câmara Municipal de Toledo, 2010 e 2007; Semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef 2007; Profissional do Ano 2006, concedido pelo Rotary Club de Toledo; Semifinalista do Prêmio Itaú Unicef 2005; Menção Honrosa no Prêmio Itaú-Unicef 2003; em 2023 foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Toledo, um reconhecimento histórico da importância e do impacto social e cultural que o projeto do Circo da Alegria tem para a história da cultura do Município.

O Circo da Alegria realiza desde 2007 a Mostra de Circo Social (XVII edição realizada em 2023) e o Festival Nacional de Circo de Toledo desde 2014 (X edição realizado 2023) realizados no Teatro Municipal, picadeiro do Circo, parques, praças e demais espaços públicos o evento envolve um público superior dez mil espectadores, além das dezenas de oficinas que atendem crianças e adolescentes durante o festival.

Foto: circo_rodou_dom

Fonte: Assessoria

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real