O ano de 2024 foi de muito movimento e conquistas para a Associação dos Autistas de Toledo, além do projeto Vida Autista realizado no início do ano com apoio da Itaipu Binacional, a instituição também foi contemplada na fase municipal da Lei Paulo Gustavo, e produziu um média metragem “14 anos de Vida Autista” com a poio da Secretaria de Cultura de Toledo, para contar sua trajetória. O documentário será exibido no próximo dia 9 de dezembro às 19h45 no Cine Panambi para convidados e comunidade interessada.
A Associação de Familiares e Amigos dos Autistas – VIDA foi criada em 5 de setembro de 2010, com objetivo de defender os interesses e direitos das pessoas com o Espectro Autista e desde sua fundação vem desenvolvendo diversas ações em Toledo nesse sentido. Está sediada na Rua Marumbi 472, Jardim Gisela, onde realiza atendimentos às famílias, de forma voluntária. Sua equipe é formada em sua maioria por mulheres-mães de autistas, com diferentes formações profissionais que interagem com necessidades da Associação hoje.
A instituição faz um importante trabalho de acolhimento e orientação a famílias e pessoas diagnosticadas com o espectro, na mesma medida em que seus agentes, atores e voluntários também aprendem na prática com os desafios e vivências. Em 2023, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) divulgou que 1 em cada 36 crianças são diagnosticadas com o espectro autista no mundo. A Associação de Toledo possui mais de 300 cadastros ativos de pessoas diagnosticadas com o espectro autista em diferentes níveis de suporte, compondo um público de diferentes faixas etárias, porém a maior porcentagem é de crianças e adolescentes e por este motivo o projeto é voltado a este público em especial.
O documentário entrevistou diversas mães, pais e familiares dos autistas atendidos hoje pela Associação, fazendo um recorte de vários períodos ao longo desses 14 anos de luta e dedicação da instituição. “Essa produção marca não só nossos 14 anos de existências, mas nos presenteia com um documento tão importante e que nos fortalece e encoraja” explica Roseli, atual presidente da Associação. A produção deve ficar disponível em plataforma gratuita na internet para acesso e visualização posteriores à exibição de estreia.
Conheça mais sobre a instituição nas redes sociais: @associacaovidaautista
Fonte: assessoria