Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Do aviário à indústria: sucessores conhecem processo industrial da Copacol

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Os avicultores integrantes do Programa Conecta vivenciaram uma rotina diferente: deixaram os galpões de criação dos animais para conhecer o processo de produção na Unidade Industrial de Aves da Copacol, em Cafelândia – o primeiro do Oeste do Paraná no modelo de integração, que neste ano completou 40 anos.

A experiência faz com que filhos e netos de cooperados conheçam o ciclo completo na avicultura, da genética até a comercialização do produto nos supermercados. Em diferentes etapas eles tiveram um verdadeiro intensivo sobre as etapas da avicultura na Cooperativa: matrizes, laboratório, modernas estruturas em aviários e fábrica de rações já foram visitadas pelos inscritos na atividade.

Geovane Mateus Bernabé, de Jesuítas, vem herdando dos pais e dos avós a profissão e se dedica para alcançar melhores resultados. “O Programa Conecta é uma oportunidade para aprendermos todos os processos, desde o funcionamento ideal do aviário, fábrica de ração – como ela é produzida para manter as aves com melhor desempenho. É importante ver a tecnologia que está avançada no nosso meio. Trabalhamos com a produção a campo e nem imaginamos como é o processo na indústria”, diz o sucessor em avicultura.

A visita é importante para interação entre o avicultor e a indústria: o que é feito no campo vai impactar no processo de produção. Conhecendo exatamente os detalhes o manejo passa por um aperfeiçoamento que inspira as novas gerações de avicultores. “Estou ajudando meu avô há dez anos no manejo. O Programa Conecta oportuniza conhecer todos os processos. Aprendemos sobre as pesquisas realizadas para termos resultados positivos. No campo temos os cuidados com as aves e aqui na Unidade Industrial percebemos o trabalho intenso para garantir a continuidade da qualidade do produto final”, diz Monique Fusão, de Cafelândia.

Foto: Comunicação Copacol

VISITA NA UNIDADE
Da recepção dos caminhos com os frangos até o processo de elaboração dos diferentes cortes, os jovens avicultores conheceram todo o trabalho executado por milhares de colaboradores. Utilizando as roupas exigidas para entrar na Unidade Industrial, eles acompanharam todas as etapas até a embalagem. A visita guiada pelo supervisor de Produção, Waldir de Grande Júnior, oportuniza maior conhecimento para os produtores. “O manejo por parte dos avicultores faz toda a diferença no resultado final. Com o conhecimento da realidade, o produtor entende o motivo das exigências em relação a qualidade e busca aprimorar o trabalho”, diz Júnior.

Foto: Comunicação Copacol

AVANÇOS NA ATIVIDADE
Adrieli Hernandes, supervisora de Fomentos, ressalta o avanço possibilitado com o Programa Conecta Aves, incentivando a mão de obra qualificada das novas gerações nas propriedades. “Esse é um programa direcionado aos produtores, que busca aprimorar as técnicas com as novas gerações. Mostrando todas as etapas tornamos mais evidente como é importante o produtor e a Cooperativa seguirem pelo mesmo caminho, que é a excelência na atividade”.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Copacol

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2811 – 02/03/2026

Cotações em tempo real