Foto: Ricardo Morante/Secom

O distrito de São Miguel celebrou, nesta segunda-feira (15), a inauguração de 2,9 quilômetros de Rodovia Rural. A estrada, que já foi a principal ligação entre Toledo e Marechal Cândido Rondon e une a BR-163 e a PR-239, agora está pavimentada em toda sua extensão e recebeu o nome de Padre Aloísio Baumeister. A homenagem foi um desejo da comunidade e referendado por meio do Decreto Nº 287/2021, assinado pelo prefeito Beto Lunitti durante a cerimônia. No local foi investido o total de R$ 1,7 milhão, com recursos oriundos da Secretaria de Infraestrutura Rural, com contrapartida de R$ 250 mil dos beneficiados. 

Para comemorar a conquista, os moradores organizaram uma cerimônia com a presença de diversas autoridades. “Vocês não sabem o quanto nós esperamos por este dia. Quanta poeira enfrentamos, mas até que enfim saiu. Este foi um dos trechos principais para o interior. Nos anos 70 já era para termos esta estrada asfaltada, acabou que ela passou por Vila Nova e nós ficamos esquecidos. Mas o dia chegou, estamos felizes e preciso fazer um agradecimento público aos secretários envolvidos e também ao prefeito Beto [Lunitti]”, comentou o integrante da comissão do asfalto Elemar Engelmann. Após, o presidente da Associação de Moradores local, Egon Gilbert, trouxe informações sobre o homenageado, Padre Padre Aloísio Baumeister.

Responsável pela pasta da Infraestrutura Rural, o secretário Maicon Stuani deu continuidade ao processo iniciado pelo secretário de Planejamento e Urbanismo Neuroci Frizzo. “Quando chegamos aqui, junto com o [Neuroci] Frizzo, encontramos um grupo muito organizado, disposto a contribuir com o que fosse necessário para que essa obra acontecesse. Isso é importante. As comunidades precisam também saber pedir e o poder público vai dizer, com clareza, o que pode e o que não pode ser feito”. Stuani ainda lembrou que por ser uma via interdistrital a contribuição dos beneficiários para a melhoria é de 12% do valor total da obra.  

Ainda estavam presentes diversos representantes da gestão municipal, entre eles o superintendente da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), Ascânio Butzge, que reforçou o cuidado para entregar aos interessados um trabalho de qualidade. “Estamos buscando a excelência na prestação dos serviços para as comunidades atendidas. A população pede, o [Neuroci] Frizzo e a sua equipe planejam, [Maicon] Stuani e o time da sua pasta ordena os serviços e nós, Emdur, executamos. Tudo acompanhado de perto pelo prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt”, destacou.

Esta busca por oferecer o melhor para a população foi destacada pelo Executivo Municipal. O vice-prefeito Ademar Dorfschmidt lembrou das melhorias e avanços para as comunidades do interior. “Quantas vezes passamos por aqui, pois eu era de Nova Santa Rosa, e era nosso caminho para ir a Toledo. Toledo hoje se destaca pela sua infraestrutura rural e ver a maravilha que passa aqui na frente de onde estamos falando demonstra que estamos no caminho certo, ganhando destaque nacional”, comentou. 

Os investimentos na pavimentação em São Miguel foram realizados em tempo recorde. As melhorias já realizadas por todo o município, em especial no campo, dão a Toledo uma posição de destaque na produção agropecuária nacional. “Tudo isso acontece porque temos uma comunidade organizada e trabalhadora. Isso se reflete na gestão desenvolvida pelo gabinete e referendada pela Câmara”, disse Beto agradecendo aos vereadores presentes no evento, em especial o presidente do Legislativo Municipal Leoclides Bisognin. 

Beto ainda cumprimentou a comunidade pelo empenho e afirmou estar grato a todos, inclusive pelas demandas solicitadas. “É isso que esperamos de todos. A intenção é crescer. Vocês produzem e a economia deve ser colocada a serviço da vida. Às vezes não é possível realizar tudo, devido ao orçamento, mas será analisado. O que for possível, será feito”, concluiu.

Ao final, o Padre Luiz Carlos Franzener proferiu uma oração de bênção para toda a comunidade presente e destacou a força da fé católica na implantação do distrito, em especial pela escolha da homenagem, um reconhecimento ao religioso católico Padre Aloísio Baumeister.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação