Por Marcos Antonio Santos
Com o período de férias chegando ao fim, e o início das aulas programados para a próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná (Seed) se prepara e planeja a volta às aulas. O Núcleo Regional de Educação (NRE) do Município de Toledo, que abrange 16 municípios e 30 mil alunos, sendo 12 mil somente em Toledo, já está se estruturando.
O chefe do NRE, professor José Carlos Guimarães, disse que a distribuição de aulas, tanto dos professores efetivos quanto do Processo Seletivo Simplificado (PSS), acontecerá até está quarta-feira, 31 de janeiro. “No dia 22 de janeiro iniciamos a distribuição de aulas, tanto dos professores efetivos quanto PSS. A distribuição acontecerá até o dia 31, dentro de um cronograma. Paralelo a esse trabalho as escolas também estão sendo preparadas para receber nossos estudantes. A partir desta quinta-feira, 1 de fevereiro, os professores estarão nas escolas/colégios em formação e dia 5 de fevereiro iniciam as aulas com os alunos. Tudo vem ocorrendo dentro do planejamento já estabelecido no ano passado com a Seed, NRE e Colégios”, afirma Guimarães.
O PSS é um processo seletivo simplificado, realizado pela Secretaria de Estado da Educação para a contratação temporária de professores, pedagogos, intérprete de libras. Sua contratação ocorre por meio de Regime Especial – CRES, com data de término já determinada, sendo regulamentada pela Lei Complementar n.º 108/2005 e pelo Decreto Estadual n.º 4.512/2009.
Ele menciona que para este ano o NRE irá ter novidades. “Temos os professores que passaram no concurso ano passado e que os primeiros colocados já assumiram aulas na distribuição. Portanto tivemos 53 novos professores concursados no NRE de Toledo que já assumiram aulas. No 1º semestre deste ano terá um novo chamamento de professores. O Núcleo de Toledo recebeu 4 psicólogos e 2 assistentes sociais. Nos próximos meses deverão chegar mais 5 psicólogos e 2 assistentes sociais. Os investimentos do Estado na Educação deverão continuar; com tecnologias, cursos de formação e o Programa Ganhando o Mundo, tanto para alunos como professores”, relata José Carlos Guimarães.
Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio criado pelo Governo do Estado do Paraná e oferecido para estudantes, professores e pedagogos da rede pública estadual de ensino. O objetivo é propiciar formação acadêmica em instituições estrangeiras, além de experiências culturais e pedagógicas que possam ser compartilhadas, posteriormente, nos colégios estaduais do Paraná.
Escolas
Volta às aulas no dia 5 de fevereiro;
Recesso entre 5 e 24 de julho;
Fim do ano letivo de 2024 no dia 13 de dezembro.