Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Discussões sobre o Centro de Equoterapia avançam e proposta vai ser incluída no PPA

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

As entidades e grupos representativos das pessoas com deficiência (PCD’s) participaram de um encontro com a administração municipal, nesta terça-feira (23), na sala de reuniões do Gabinete. Na pauta, a continuidade das ações para a construção do espaço, até o momento chamada de ‘Centro Especial para Pessoas Especiais’, reunindo diversos equipamentos como centro de equoterapia, local para terapia ocupacional, fisioterapia, entre outras estruturas para atendimento às PCD’s.

As discussões com o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt começaram no mês de janeiro e resultaram, no primeiro momento, na escolha de uma área para a instalação do Centro. Segundo a representante do Movimento Re-Criare Down, Iria Schwarzbold, o terreno no Loteamento Schneider foi selecionado. “Temos várias demandas relacionadas aos atendimentos, por isso o terreno maior, mesmo que não sendo totalmente edificado no início, é melhor”.

Para dar andamento ao trabalho, os representantes dos movimentos e associações foram incumbidos pelo prefeito e vice de esboçar uma proposta apontando a necessidade do centro de equoterapia, seus benefícios e estrutura necessária. “Vamos apontar neste documento o que é, para que serve e quais as vantagem de um centro de equoterapia”, disse Iria lembrando que o mesmo estará pronto e protocolado até o dia 15 de março, em tempo de ser incluído no Plano Plurianual (PPA) do município para 2022. “Antes da inclusão no PPA, a proposta será encaminhada aos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMPCD) avaliarem, pois é um espaço para todos”, explicou Iria.

A intenção do poder público é fazer uma edificação que demonstre o amor e carinho da gestão municipal pela causa das PCD’s. “Este espaço tem que ‘conversar’ com as pessoas que passarem por ali. Tem que mostrar todo o zelo dos familiares pelos que necessitam de uma atenção especial. Não queremos um simples barracão, queremos algo que gere felicidade e satisfação para as pessoas que necessitam do atendimento e também para quem passa na rua e vê. O indivíduo se comunica de diversas formas, nós queremos que este espaço comunique o carinho, o amor, a atenção e a luta de quem se envolve com esta causa”, afirmou.

Para o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt a necessidade de iniciar este espaço é urgente. “Vamos incluir no orçamento para 2022 e construir a primeira etapa que é o centro de equoterapia, com todas as especificações necessárias. A área que escolhemos junto com os representantes é ampla e comporta tudo que os familiares nos apresentaram como demanda e poderemos trabalhar realizando a instalação de forma modular”, concluiu.

Foto: Divulgação/Secom

Atendimento no Centro de Eventos

Atualmente, a equoterapia tem suas atividades destinadas a pacientes a partir dos dois anos. Segundo a fisioterapeuta Michelys de Queiroz, responsável pelo trabalho, 80 crianças são atendidas no Centro de Eventos Ismael Sperafico. “É um trabalho voltado à saúde. Temos a arena, no entanto, como é utilizada para outras atividades como laço e montaria, aquela areia não é adequada para tratamento de saúde, no nosso caso a equoterapia. Por isso encampamos essa luta junto com os pais e responsáveis”. A fisioterapeuta lembrou que o trabalho é realizado em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar).

Mesmo com a intenção de construir um novo local, a necessidade de manter o atendimento é atual. Para isso o Governo Municipal pensa em uma solução mais imediata disponibilizando o antigo pavilhão da suinocultura para os atendimentos. O barracão do Centro de Eventos Ismael Sperafico, antes utilizado para a exposição de suínos, deverá ser adaptado para a equoterapia. “Ainda assim, será um espaço provisório”, frisou Iria.

Foto: Ricardo Morante/Secom

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real