Dirigente mundial da Rede La Salle incentiva o protagonismo juvenil

O encontro conectou lassalistas de Toledo com dirigentes nos Estados Unidos e na Colômbia

Amor não é onde estamos, amor é para onde estamos indo – foi o conselho do Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs, Ir. Robert Schieler, aos jovens da Pastoral da Juventude Lassalista de Toledo – PAJULA, no encontro promovido pelo Projeto Conectando. A intenção do momento foi humanizar histórias e trocar experiências. Em um encontro descontraído, o dirigente lassalista respondeu perguntas e desafiou os jovens a assumirem o protagonismo juvenil com olhar global e ações locais.

O encontro virtual conectou nos Estados Unidos o Ir. Robert Schieler, na Colômbia o Ir, Paulo Petry e, no Brasil Irmãos lassalistas, o Diretor Ir. André Muller e os jovens integrantes da Pajula Toledo, o Diretor de Missão, Ir. Jorge Alexandre Bieluczyk e o Coordenador Provincial de Pastoral, Ir. Éder Polido, em Porto Alegre. Os brasileiros apresentaram um pouco da nossa cultura, por meio da culinária, danças, biomas, localização e fronteira.

O Ir. Robert interagiu com os Pajuleiros com a leveza de um educador e a experiência de quem já percorreu uma longa jornada. Ao mencionar as Redes Sociais, falou sobre as fakenews e alertou os jovens para a necessidade de uma percepção crítica. “As escolas lassalistas estimulam os estudantes a pensarem criticamente e este método os aproxima da verdade. Cada vez mais, a juventude tem pensado criticamente e, dessa forma, desafia adultos, igrejas e sociedade a dizerem e a viverem a verdade”.

Ele defendeu a importância do convívio familiar. “As famílias deviam jantar juntas regularmente. É muito importante esta confraternização no entorno da mesa e sem o celular. Sabemos que isso reflete no desenvolvimento emocional e cognitivo dos jovens. Os estudantes que têm um convívio mais intenso com sua família, são os que os que obtiveram maior desempenho escolar”, afirmou o Ir. Robert Schieler.

O líder lassalista compartilhou sua história de vida. Contou que é filho de ex-combatente da II Guerra Mundial, seu pai era protestante e sua mãe católica. “O amor deles foi o maior exemplo de respeito e tolerância, independente de raça ou religião, construíram uma família amorosa. Somos oito irmãos, mas só eu segui a vida religiosa. Os demais seguiram o exemplo dos pais, com casamentos amorosos, que recebem sobrinhos e netos e, isso é muito bom!  Minha maior gratidão é à família e aos mentores da minha jornada, da minha vocação”. O Ir. Robert Schieler encorajou os jovens a descobrirem os seus mentores, na escolha dos seus caminhos.

Os Pajuleiros

O Ir. Robert Schieler destacou a importância da interação cultural para a formação do indivíduo. “Conversar com o Superior Geral dos Irmãos das Escolas Cristãs foi extremamente gratificante. Além de ter sido simpático e solícito, o Irmão nos transmitiu muitos conhecimentos e experiências de vida. Gostei muito de ter a oportunidade de me comunicar na língua nativa do convidado, em inglês e acredito que essa experiência sempre será revivida”, avaliou Isabela Orso, estudante do 1º ano do Ensino Médio.

Sentimento compartilhado pela estudante do 3º ano do Ensino Médio, Isadora Galvão. “O encontro com o Irmão Robert Schieler, foi sem dúvida, uma oportunidade única e extremamente especial. Estávamos muito ansiosos e, além disso, esperançosos sobre como seria. Ele nos trouxe ensinamentos profundos e valorosos, nos mostrou que é uma pessoa humilde e humana, apesar do cargo que ocupa. Como estudante lassalista, senti-me acolhida e me identifiquei com a presença do irmão, que demonstra que, apesar de estarmos todos distantes, temos valores em comum”.

Para o Coordenador da Pajula Toledo, Irmão Taylon de Amorim Torres o momento foi propício para reimaginar a vida de lassalistas. “O objetivo central do “Conectando” de hoje, foi a partilha de conhecimentos sobre a vida, os valores lassalistas e a possibilidade de repensarmos nossa vida social e educacional. Além de refletirmos sobre os desafios de compreender e atuar na contemporaneidade.”

Projeto Conectando                                                                                                                 

O “Conectando” é um Projeto do Colégio La Salle Toledo, que tem promovido a integração de jovens de diversas partes do Brasil e do mundo. O intuito é promover, por meio da experiência virtual, trocas culturais, ações de solidariedade e a interação entre vivências em contextos distintos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Facebook
Twitter
Youtube
Instagram