Dilceu Sperafico na diplomação, em Curitiba. Foto: Assessoria

O empresário e agropecuarista Dilceu Sperafico assume seu 7º mandato de deputado federal nesta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, em sessão especial da Câmara dos Deputados, em Brasília. Da mesma forma, os demais 512 deputados eleitos no País em dois de outubro do ano passado, para mandato de quatro anos.

A diplomação dos eleitos no Estado foi em 19 de dezembro de 2022, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no Teatro Positivo, em Curitiba.

A posse e retorno ao Congresso Nacional, segundo Sperafico, representará o resgate efetivo e fundamental da representação política e parlamentar de Toledo e do Oeste do Paraná, após haver exercido seis mandatos consecutivos de deputado federal entre os anos de 1995 e 2019 e se licenciar da Câmara dos Deputados em abril de 2018, para exercer a Chefia da Casa Civil do Governo do Estado até o final daquele ano.

Durante os seis mandatos anteriores, Sperafico, do Progressistas, se destacou na defesa dos interesses do agronegócio brasileiro e no atendimento de anseios e necessidades da população rural e urbana, como liderança municipalista, tornando-se um dos parlamentares que mais recursos obtiveram para os municípios e uma das mais influentes novas lideranças políticas do Estado. Prova disso é que foi membro titular e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária, formada por senadores e deputados federais, e a Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Câmara dos Deputados, liderando ações e manifestações em defesa do agronegócio nacional, além de haver comandado a bancada parlamentar do Paraná no Congresso Nacional e participado de diversas comissões especiais da Câmara dos Deputados. 

Veja o histórico completo do deputado clicando aqui.

Não tenho como noticiar a posse de um deputado estadual daqui

Infelizmente não posso dar a boa notícia de que teríamos a posse de um deputado estadual de Toledo. Por quê? Entre os motivos, temos:

  • 80% dos vereadores eleitos em Toledo apoiaram candidatos de fora. Vergonha!
  • 90% dos ex-vereadores de Toledo apoiaram os candidatos de fora. Vergonha!
  • Aquele acordão feito antes das eleições municipais pelas duas maiores correntes políticas de Toledo, realizado no Jardim Porto Alegre, com o compromisso de que quem fosse o vencedor no Executivo, iria apoiar o perdedor, não foi cumprido. O compromisso foi mais um conto do vigário. Mais que vergonha!
  • Com essa ‘desunião por Toledo’, mais de 22 mil votos depositados nas urnas do município foram para candidatos de fora.

SerToledo X Prefeito

Ao ler matéria sobre a reunião agendada com a administração pública de Toledo, percebi algo que não é novidade. Prefeitura e Sindicato dos Servidores nunca irão falar num tom de “negociação”. O sindicato apresentou como pauta o limite prudencial, ganho real, planos de carreiras de professores, de GMs, além de pisos e outras temáticas. Já a Prefeitura, categoricamente afirma que irá tratar dos assuntos de forma direta, não pela via sindical. Ponto! Quem vai ganhar com essa queda de braço?

Veja matéria completa aqui.

Presidente do Legislativo de Toledo lamenta morte de ex-vereador

Em matéria publicada no site da Câmara, o presidente Dudu Barbosa, lamentou o falecimento do ex-vereador toledano Germano Ferdinando Borovicz Schweger. Germano integrou a VII Legislatura da Câmara de Toledo, tendo sido eleito em 1976 pela comunidade da região de São Pedro, então integrante do município. Dudu Barbosa destacou a contribuição de Germano Schweger a Toledo e manifestou pesar e condolências à família pela perda em razão de doença. Germano foi um dos pioneiros da região do hoje município de São Pedro do Iguaçu, sendo eleito vereador por São Pedro quando ainda era distrito de Toledo.