A proposta de trabalhar a saúde mental, o lazer e o bem estar por meio da adesão ao desafio do Dia Sem Celular foi atingido com êxito no último domingo (21). A atividade proposta pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Núcleo ODS) ofertou uma programação alternativa no Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann para fortalecer os laços entre amigos e familiares.
Apesar de parecer impossível se desligar de tanta tecnologia em troca de atividades menos virtuais, o movimento no Parque do Povo começou cedo com a realização do primeiro Encontro de Carrinhos de Rolimã de Toledo – Unindo Gerações. No período da tarde, uma roda de conversas com o tema “Saúde e Bem-estar e o Dia Sem Celular” também uniu gerações para discutir o tema.
As brincadeiras antigas (corda, amarelinha, bilboquê, bicicleta, bola) e as mais modernas (infláveis e cama elástica) ocuparam os espaços do Parque. As diversas aulas abertas também ocuparam de forma saudável os participantes, Kung Fu, Zumba, Capoeira e Yoga. Os pequenos também podiam fazer aulas de pintura ou relaxar e viajar nas histórias dos livros e gibis do cantinho da leitura. Outro diferencial foi o EcoExpresso da Sanepar, com uma maquete gigante e orientações sobre Educação Ambiental.
Avaliações
“A atividade de domingo foi realmente muito desafiadora, afinal não é fácil ficar sem uso de celular, no entanto, foi possível ver que a participação das pessoas foi integralmente nas atividades. Realmente não se via pessoas usando o celular, por mais que estivessem apenas numa roda de conversa, algo que não é comum em outros dias”, comentou o Ouvidor Municipal do SUS, Junior Palma.
“Essa ação nos permitiu observar a importância de proporcionar atividades de interação ao ar livre, permitindo o acesso e conhecimento de ações que várias instituições do município desenvolvem. A adesão das pessoas foi muito positiva. Dessa forma, a participação das pessoas fez com que pudéssemos atingir um de nossos objetivos que foi proporcionar momentos de bem estar ao participantes”, acrescentou Júnior, integrante do Núcleo ODS Toledo.
Para o Serviço Social da Indústria (Sesi), parceiro do evento, “representou a possibilidade de contribuir com a sociedade na conscientização de priorizar as atividades ao ar livre, às relações interpessoais e estar mais próximo das pessoas e do Meio Ambiente. Além de valorizar o contato pessoal e o cuidado com a saúde física e mental”, salientou a Coordenadora de Educação do Sesi Toledo, Ana Claudia Covatti.
Já para o representante da Sanepar no Núcleo ODS, Pedro de Jesus Tatim Brum, o momento demonstrou a necessidade das organizações tanto privadas, como públicas, de se manterem sempre unidas com objetivos da busca constante de promover e consolidar as ações da sustentabilidade e preservação ambiental. “Durante o evento destaco a participação da comunidade e o envolvimento das ações socioambientais, além das atividades desenvolvidas no município que proporcionam uma ótima relação interpessoal e para bem comum”, frisou.
Educação
A professora Leoni Inês Demarchi participou pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo ela, o Dia Sem Celular representou a possibilidade de oferecer às pessoas um momento de reflexão e aproximação de pais e filhos por meio da leitura. “Foi muito interessante perceber a atenção com que as crianças ouviam a história lida e a felicidade de estarem ao lado dos pais curtindo aquele momento. Alguns se recusando a sair do espaço e pedindo: “lê só mais essa história papai”, contou.
Parceiros
O Dia Sem Celular cumpriu o ODS 3 “Saúde e Bem-estar” e a realização envolveu uma parceria de várias organizações participantes do Núcleo ODS Toledo, entre elas a Prefeitura de Toledo, por meio das secretarias de Juventude, Saúde, Cultura, Segurança e Trânsito, Educação, Esportes e Comunicação; Sanepar; Funet; Sesi; Prati; e Coletivo Educador.
Também colaboraram com o evento o projeto de Kung Fu Tigre Dragão, Capoeira do Mestre Carlinhos, Professora de Zumba Wendy, Professora de Yoga Elaine Pietrobelli e diversos outros colaboradores.
Veja fotos do evento clicando aqui
Fonte: Secom/ Pref. de Toledo
Você precisa fazer login para comentar.