Foto: Divulgação CCM

Nesta quarta-feira (24), Dia do Rio, o Colégio Estadual Cívico-Militar Novo Horizonte, participou com os estudantes do 9º ano matutino, das atividades  ambientais na Sanga Pyahu, juntamente com o Núcleo ODS Toledo (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), contando  ainda com a presença do prefeito Beto Lunitti.

Foto: Divulgação

Em 2009 a escola iniciou ações ambientais e passou a defender a preservação da sanga,  em risco de extinção em razão do interesse comercial na área e do lixo ali acumulado irregularmente. Através do Projeto “Comunidade Aprendente Sanga Cerro Corá”, a área foi “adotada” pela escola e embargada pela Justiça, sendo até hoje mantida como área de preservação permanente. Já na sanga batizada como Pyahu, “sanga nova” em guarani, se descobriu, após mapeamento, que não se tratava da Sanga Cerro Corá mas de uma nascente que desaguava naquela em que se acreditava ser a Cerro Corá.

Todos os anos são realizadas ações de limpeza e educação ambiental no local, ao lado da Rua Carlos Barbosa, no BNH Tocantins, sempre com a participação da escola. Em 2014, o projeto foi um dos dez selecionados no país pelo Prêmio Escola Voluntária, da Rádio Bandeirantes e Fundação Itaú Social. 

Neste ano, novamente grande quantidade de lixo foi encontrada no local e retirada, com a participação de voluntários das entidades integrantes, como Prefeitura, Sanepar, Prati-Donaduzzi e Paróquia São Francisco. O trabalho de educação ambiental e preservação da área tem importante envolvimento dos ex-professores do colégio (aposentados),Marilene Galdino e José Odécio Langer.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Fonte: CCM Novo Horizonte