Foto: Reprodução

Por Gercika Lisboa

Uma ação importante chamará a atenção dos moradores de Toledo nesta sexta-feira, 02 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a conscientizar a população sobre o Autismo.

O TEA (Transtorno do Espectro Autista) é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes desde idade muito precoce, tipicamente antes dos três anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano como as áreas de comunicação, interação social, aprendizado e capacidade de adaptação. Considera-se o autismo como uma tríade de dificuldades: dificuldade de comunicação, socialização e de uso da imaginação.

Participando da campanha mundial, a prefeitura de Toledo incentivou os servidores da Secretaria de Educação a utilizar durante essa semana um laço azul. A cor também servirá para iluminar o Lago Municipal do Parque Ecológico Diva Paim Barth. Outra ação foi a instalação de laços azuis ao longo do horto para lembrar a data.

A escolha da cor azul como símbolo da conscientização, deve-se ao fato de que a maioria dos autistas é composta por pessoas do sexo masculino. Sendo assim, o azul é usado como uma alusão aos casos diagnosticados em pacientes homens. Isso, no entanto, não exime crianças do sexo feminino, mas elas apresentam menores incidências. Também porque o azul exerce benefícios na vida do pequeno autista, pois estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio.