Produção de mudas nativas do IAT. Foto: Arnaldo Alves / AEN

Plantio se dará com mudas do Instituto Água e Terra, que também distribuirá outras 5 mil mudas para a população

O Paraná vai comemorar o Dia da Árvore com o plantio de mais de 550 mil mudas, que contribuirão para o reflorestamento. A ação é do programa “Paraná mais Verde”, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

Escritórios Regionais do Instituto Água e Terra (IAT) programaram ações de distribuição e plantio de mudas em todo o Estado. Toledo e outras cidades serão contempladas com o plantio e a distribuição de mudas de espécies nativas. A maior parte das ações acontece segunda-feira, 21 de Setembro, Dia da Árvore. Algumas atividades serão realizadas já no sábado e domingo (19 e 20), todas cercadas de cuidados, com uso de máscaras, álcool gel e distanciamento. 

De acordo com o secretário Márcio Nunes, o reflorestamento é uma das ações para promover a sustentabilidade no Estado. “O Paraná é o estado que mais produz e distribui árvores nativas, com foco na preservação e recuperação de áreas degradadas. Somos o Estado que mais cuida, fiscaliza e recupera o meio ambiente”, afirmou.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

A atividade é um dos maiores movimentos de plantio de árvore do Brasil, em conjunto com demais instituições estaduais (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná , Iapar e Emater) e municipais. “A ação busca o bem-estar da população com um meio ambiente melhor, mais agradável e com mais florestas nativas no Estado”, destacou o presidente do IAT, Everton Souza.

VIVEIRO – O objetivo é promover em todo o Estado a restauração de 506,23 hectares com mudas produzidas nos 19 viveiros mantidos pelo IAT (foto). O Paraná produz cerca de 100 espécies nativas, inclusive as ameaçadas de extinção como Imbuia, Araucária e Peroba Rosa.  Devido à pandemia do coronavírus, alguns Escritórios Regionais do IAT optaram por realizar as atividades no sistema Drive Thru.

COVID-19 – O IAT orienta que é preciso adotar medidas de cuidado e prevenção na distribuição e plantio das mudas, como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social, entre outras. As administrações devem adotar medidas de acordo as características de cada local.

Confira as ações programadas para os municípios da região Oeste:

Toledo

Ação 01: Distribuição de 5000 mudas (Drive Thru)

Data: 21.09

Horário: Das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h

Local: Rua Guaíra, 3132 – Toledo – Sede do IAT

Ação 02: Plantio de 4000 mudas no Rio Toledo

Data: 21.09

Horário: 11h

Local: Saída da Sede do IAT – Rua Guaíra, 3132

Ação 03: Plantio de 8000 mudas em Marechal Cândido Rondon

Data: 21.09

Horário: 14h

Local: Rodovia PR-163, km 283 – Frimesa

Cascavel

Plantio de Ipês e distribuição de mudas

Data: segunda-feira (21)

Local: Avenida Brasil

Foz do Iguaçu

Plantio de 10 mil mudas

Data: segunda-feira (21)

Horário: Período da tarde

Local: Infraero

Horário: Das 14h às 17h

Local: Avenida Sebastião de Camargo Ribas, 2165

Da Redação, com informações da Agência Estadual de Notícias