Será realizado no sábado (19), o “Dia D” contra o Sarampo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da área urbana, que estarão abertas das 8 às 17 horas. As unidades do interior atenderão até o meio-dia, com exceção de Novo Sarandi e Vila Nova, que permanecem até às 17 horas. A ação faz parte da campanha de vacinação contra o Sarampo, e continua até o dia 25. O público-alvo são crianças de seis meses até quatro anos de idade, que ainda não tenham recebido nenhuma dose.

A vacina, que se chama “Tríplice Viral”, também imuniza contra a Caxumba e Rubéola. Normalmente ela é destinada apenas a crianças com no mínimo um ano de idade, mas devido ao recente surto de Sarampo no Brasil, ampliou-se para seis meses de vida a faixa etária que pode receber a imunização. Toledo possui aproximadamente 1080 crianças com 6 a 11 meses de vida, destas, 855 já receberam a dose durante a campanha, o que representa 79% do total.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Cleunice Sarturi explica que esta é uma campanha diferente, visto que a aplicação da Tríplice Viral não é restrita apenas ao período da campanha. “É uma estratégia de intensificação de busca por crianças ainda não vacinadas, por isso, durante o Dia D estará sendo feita a verificação dos cartões de vacinação, com o objetivo de regularizar a situação. Possivelmente, após a contenção do surto, a Tríplice Viral voltará a ser restrita a no mínimo um ano de idade”.

Segunda etapa

Haverá também um período dedicado a imunizar contra o Sarampo, adultos de 20 a 29 anos de idade. Será de 11 à 30 de novembro, sendo que o “Dia D” será no sábado (30).

A doença

O Sarampo é uma doença altamente infecciosa, e sua transmissão acontece de forma semelhante à Gripe, por secreções respiratórias, como no espirro, tosse, entre outros. Pode evoluir para complicações graves inclusive óbito, principalmente nas crianças

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo