Essa imagem de um avião decolando no então aeroporto Major Wilson França, hoje Luiz Dalcanale Filho foi postada por Ernani Augusto Brescianini Sr no grupo Bons Tempos de Toledo mostra os chamados “aviãozinho” (teco-teco) segundo Victor Edy Lorez, porque sua fuselagem era feita em lona os apelidavam de “Deus nos acuda”.  Para o também pioneiro João François Capdebosco no ano de 1953 depois desse aviãozinho dar uns voos rasantes na cidade, muitos motoristas vendo que já era escuro se dirigiram ao aeroporto Luiz Dalcanalle Filho para iluminar o aeroporto e o dito, já estava aterrissado.

Recuperação

Para escoar uma das maiores safras de milho já registradas na história da produção de grãos em Toledo, se faz necessário boas rodovias rurais e nosso município que há mais de 10 anos é o maior PIB agropecuário do Paraná dispõe e mantém essa qualidade a quem produz. Uma delas, que mais foi deteriorada é da Linha Tigre trecho que liga Dois Irmãos a Novo Sarandi e nessa semana recebendo a devida atenção e recuperação.

Recuperação I

Ressalto que, essa estrada rural da Linha Tigre e adjacências tiveram vários problemas de deterioração devido ao uso continuo também da construtora Castilho, responsável pela duplicação da PR 163. Haviam inúmeras reclamações não só pelos produtores assim como os demais usuários e graças à direção técnica da EMDUR através do engenheiro civil Rodrigo Salles e de Lídio Michels superintendente  na próxima semana, tudo estará concluso. 

Adeus Mané!

Quem não se sensibilizava com a força que o “mane” demonstrava mesmo com todas as suas deficiências físicas. Quem ao vê-lo caminhando ou, cambaleando que não corria para tentar o socorrer achando que o mesmo iria cair ao chão?  Quem nessa cidade de Toledo não comprou algo dele? Quem já não se inspirou no “Mané'”? Pois é, Isaias dos Santos, o “Mané tinha apenas “desequilíbrio” físico, pois sua vida, sempre foi equilibrada pela sua “autossuficiência””.  

Nessa imagem, o vereador Leoclides Bisognin mostra uma de suas capacidades que poucos sabem – Pintura

Adeus Mané! I

Ele esta em todas as partes e portas de Toledo falando, vendendo e pregando sempre a palavra de Deus. Pintava, escreve um livro entre tantos outros legados que deixou. Um dos lugares que mais o encontrei e lá percebia que ele adora estar, era no gabinete do vereador Loeclides Bisognin e claro, sempre coma devida atenção pelo mais competente assessor legislativo Rodrigo Antoniassi. Esse sim merece “aplausos” e pode ser chamado de “guerreiro”.  Aliás, Rodrigo estava ajudando o “mane” a escrever mais um livro e dessa vez seria sua biografia que ficou assim:

BIOGRAFIA DE ISAÍAS DOS SANTOS – MANÉ

1 ► A VIDA DE ISAÍAS DOS SANTOS

Eu, Isaías dos Santos, nasci com deficiência física e meus pais moravam na cidade de Irati, no Estado do Paraná. Quando nasci minha mãe já percebeu que eu não era normal, era diferente dos outros meus irmãos e minha família procurava a medicina e outras formas de recursos, quando os meus pais viram que na medicina tinha chegado ao fim, eles resolveram entregar nas mãos de Deus e aí tudo começou a mudar, pois eu comecei a andar aos oito anos de idade e mal conseguia andar, ou seja, andava dois ou três passos e já caía. Minha mãe me ajudava, pegava em minhas mãos para que eu me firmasse e desses passos e depois dos oito anos de idade que comecei a andar, caia muito tombo e vivia com os joelhos esfolados. 

2 ► O MEU PAI

            Eu tinha doze anos de idade quando o meu pai faleceu e minha mãe teve que trabalhar para o sustento da casa. Eu fui para as ruas pedir esmolas e um dia eu me perguntei: Será que um dia vou ser um homem digno de honra? Comecei vendendo frutas e o primeiro carrinho que eu ganhei foi doado pelo amigo Duílio Genari. Eu tinha vergonha de sair na cidade porque muitas pessoas tiravam sarro de mim pelo jeito que eu andava, as crianças me tratavam como se fosse bêbado. Eu posso afirmar que passei pelo deserto, mas venci, eu me levantei e despertou dentro de mim a vontade de estudar. Minha mãe me matriculou na Escola Bem Me Quer – APAE de Toledo fiquei um bom tempo ali e depois vi que não aprendia e saí e fique um tempo sem estudar. Depois voltei a estudar e dizia para os conhecidos que eu tinha voltado a estudar, mas muitos não acreditavam porque a sociedade associa uma pessoa com deficiência física com a deficiência mental.

3 ► CONHECI DEUS

            Quando eu conheci a Deus minha vida foi mudando, porque Ele foi trabalhando na minha mente. Eu fiz o primeiro grau no CESTOL e depois também fiz o segundo grau. Estudei no Seminário Batista Peniel durante quatro anos e no seminário passei por discriminação por parte dos alunos e também pelos professores que imitavam o jeito do meu andar, do meu falar, isso era muito chato saber que existia este preconceito dentro da família de Deus, mas eu aguentava e sabia que o que tinha na minha vida e tudo o que eu passei no Seminário Deus estava na frente das circunstâncias.

4 ► DIVERSIDADE

            Quantas diversidades enfrentadas, mas até aqui eu venci porque o Senhor tem propósito com a minha vida. Muitos tentaram matar os meus sonhos de um sonhador. Sonhar é viver e nunca desista das promessas de Deus, eu enfrentei todas as diversidades que era contra para chegar aonde eu cheguei, não desisti dos meus sonhos.  

5 ► MINHA MÃE

            Minha mãe está com oitenta e nove anos de idade e é uma pessoa que sempre tive um carinho muito especial e a ela devo ávida.

6 ► LOCOMOÇÃO….

……..não concluiu….falta escrever. Quem sabe alguém se habilita..

……apenas deixou uma carta enviada a um programa de televisão…seu sonho era participar…do tal Rodrigo Faro