Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes apresentou nesta quinta-feira (16), para prefeitos e técnicos de 15 municípios da região de Maringá, o Plano de Desenvolvimento Metrópole Norte, com temas relacionados à água, resíduos e infraestrutura. A apresentação aconteceu em reunião com o secretário da pasta, Valdemar Bernardo Jorge, na Expoingá, durante interiorização do Governo na cidade.

De acordo com o secretário, o objetivo do encontro foi aproximar os representantes dos municípios para engajamento no processo de desenvolvimento da região, levando em consideração temas de interesse comum. “Queremos abrir um amplo diálogo para que estrategicamente possamos desenvolver a região, ouvindo as demandas e respeitando a vocação de cada município”, explicou.

Os participantes apresentaram questões como a gestão de resíduos, abastecimento de água e o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, entre deles o Trem de Passageiros Pé Vermelho.

Uma das ideias apresentadas pelo secretário foi a criação do Conselho de Desenvolvimento da Metrópole Norte para envolver todos os atores na tomada de decisões referentes ao desenvolvimento do Norte do Estado.

Estão programadas para o fim do mês audiências públicas nos municípios para apresentar as propostas elaboradas em oficinas temáticas. Com a participação pública, serão elencadas as prioridades regionais com o objetivo de avançar no plano de ação.