Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desenvolvimento Ambiental e Saneamento são discutidos em Curitiba

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

O Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento de Toledo, Neudi Mosconi, esteve em Curitiba  tratando de um tema importante, o saneamento para o município, a pedido do Prefeito Lucio de Marchi. Em virtude da revisão do  Plano Diretor, a administração está definindo os investimentos em saneamento, saúde e prevenção. 

O contrato de concessão passará para Contrato de Programa que prevê a  antecipação das obras de saneamento a serem executadas pela Sanepar.

“Os principais investimentos definidos são: coleta de esgoto na região sul, sendo o Panorama, Panorama II e São Francisco com a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio São Francisco e a implementação das redes de coleta, estas ações implicam investimentos de mais de 60 milhões de reais.

Ampliação no sistema de abastecimento da água. O Rio Toledo está a caminho do seu esgotamento de sua capacidade em 2020, sendo que em 2021 não teremos como ampliar o abastecimento pois atingiremos o limite máximo necessitando a implantação de nova estratégia  de abastecimento. precisamos garantir água para o futuro de Toledo. 

[bsa_pro_ad_space id=7]

Neste caso específico a solução está na implementação da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Santa Quitéria, onde será bombeada a água para a  parte mais alta da cidade, na saída para Cascavel. Esta nova unidade -ETA- irá garantir o abastecimento de água para Toledo nos próximos 30 anos. “São mais de R$ 100 milhões necessários para esta ação. Da mesma forma está sendo prevista a desativação da unidade de tratamento de água do Rio Toledo do centro da cidade na Guarani e a conexão do Rio Toledo com  a ETA do Rio Santa Quitéria, ficando uma única unidade de tratamento da água”, explica o Secretário de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, Neudi Mosconi.

O contrato de Programa a ser assinado incluirá a assunção pela Sanepar de todas as comunidades ou condomínios rurais assim o desejarem. Várias comunidades e ou condomínios já  deliberaram para que a Sanepar assuma o serviço.

Estamos prevendo  a devolução das ETEs desativadas pela Sanepar, estas serão doadas ao município, são  quase R$ 4,5 milhões em patrimônio e a da mesma forma os recursos para a descaracterização destas unidades.

Estamos ainda solicitando a ampliação do repasses de recursos mensais a serem destinados pela SANEPAR ao FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Fonte: Secom/ Pref. de Toledo

[bsa_pro_ad_space id=7]

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2806 – 28/01/2026

Cotações em tempo real