Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desconto da Previdência será de 14% a partir de julho de 2020

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn

Com a Reforma da Previdência aprovada em 2019, para atender a Portaria 1.348/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os municípios que possuem Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) tem até 31 de julho de 2020 para adequarem a legislação municipal. Caso contrário, não terão o Certificado de Regularidade Previdenciária expedido.

Nesse sentido, Toledo aprovou a Lei Municipal 2.313/2020 que trata da alíquota de contribuição previdenciária (FAPES/TOLEDOPREV). A partir da folha de pagamento do mês de julho de 2020 a alíquota será elevada para 14%.

Aposentados e pensionistas deverão contribuir igualmente com 14% sobre o que extrapolar o teto do INSS, que atualmente é R$ 6.101,06. Desta forma, os proventos até este valor continuam isentos.

A aplicação dessa alíquota única decorre da previsão contida no parágrafo 4º do artigo 9º e do caput do artigo 11 da Emenda Constitucional nº 103/2019, que estabelece que as alíquotas de contribuição dos servidores ativos dos Municípios para os respectivos RPPS não serão inferiores às dos servidores titulares de cargos efetivos da União, observada a noventena para a vigência das novas alíquotas de contribuição dos segurados.

reuniram-se no Paço Municipal para analisar e apresentar propostas de alterações na legislação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), necessárias para atender à Portaria 1.348/2019, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, e à Recomendação contida no Relatório de Auditoria SEI nº 117/2019.

De acordo com a Portaria, os municípios que possuem RPPS terão até 31 de julho de 2020 para adequarem a legislação municipal às mudanças feitas pela Reforma da Previdência, aprovada em 2019. Caso contrário, não terá o Certificado de Regularidade Previdenciária expedido.

Na proposta encaminhada ao Prefeito Lúcio de Marchi, estão contempladas as principais alterações na legislação do TOLEDOPREV, impostas pela Emenda Constitucional 103/2019. Com base na proposta, será determinada a remessa de proposição à Câmara Municipal de Vereadores para efetivar as modificações.

Entre as propostas, está a alteração da alíquota de contribuição previdenciária dos servidores ativos, aposentados e pensionistas para 14%. A aplicação dessa alíquota única decorre da previsão contida no parágrafo 4º do artigo 9º e do caput do artigo 11 da Emenda Constitucional nº 103/2019, que estabelece que as alíquotas de contribuição dos servidores ativos dos Municípios para os respectivos RPPS não serão inferiores às dos servidores titulares de cargos efetivos da União, observada a noventena para a vigência das novas alíquotas de contribuição dos segurados.

Outra alteração é a transferência do RPPS para o Município da responsabilidade pelo pagamento dos benefícios de incapacidade temporária para o trabalho, salário-maternidade, salário-família e auxílio-reclusão.

E, por fim, a adequação na forma de concessão das pensões por morte de servidor, aplicando-se as mesmas regras do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), conforme prevê a Lei Federal nº 13.135/2015, e na idade limite para a aposentadoria compulsória, fixando-se-a em 75 anos.

No mesmo prazo, até 31 de julho, o Município terá que demonstrar as medidas tomadas a fim de garantir o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS, através do cálculo atuarial.
Fonte: Secom/Pref. de Toledo

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2808 – 13/02/2026

Cotações em tempo real