Edição deste ano ocorre em cinco etapas e promete estimular a criatividade e a inovação no ecossistema agroalimentar da região
Estudantes das instituições de ensino da região já podem se inscrever em mais uma edição do Start Farm, maratona de desenvolvimento de soluções para os problemas do ecossistema de alimentação. O Programa, desenvolvido pelo Sebrae/PR e pela governança Food Tech Toledo, mobiliza alunos para que, juntos, pensem em projetos e soluções para o setor, oferecendo capacitações e mentorias sobre temas como prova de conceito, modelo de negócios e assuntos conectados com startups.
Neste ano, o Desafio Start Farm será dividido em cinco etapas, sendo todas aos sábados, das 8h às 12h, em diversas instituições de Toledo. Sara Nalério, vice-coordenadora da governança Food Tech, ressalta que é uma oportunidade para estimular a criatividade desde o ambiente acadêmico, incentivando os jovens a inovar.
“Um evento como o Start Farm é crucial para estimular a criatividade e inovação dentro do ecossistema agroalimentar. Ele reúne pessoas de diferentes áreas para gerar soluções inovadoras para problemas da região, promovendo o trabalho em equipe e a troca de experiências. Esse evento também é eficaz para identificar novas oportunidades de negócios e melhorias nos processos, promovendo a geração e seleção de ideias que podem ser desenvolvidas posteriormente. Logo, é uma ferramenta para impulsionar o crescimento e a inovação de Toledo e região”, indica.
O consultor do Sebrae/PR, Emerson Durso, também enfatizou a importância da maratona. Lá, participantes entram em contato com demandas do mercado, podendo pensar em soluções economicamente viáveis para se tornarem negócios de fato.
“A economia da nossa região é muito focada na produção de alimentos, e o Start Farm surgiu justamente para conectar as demandas com o conhecimento que existe dentro das instituições de ensino para resolver de forma prática os desafios que têm na produção de alimentos. No desafio, os participantes serão divididos em equipes, que, durante os cinco fins de semana, irão receber mentorias e apoio para desenvolver soluções para os desafios que são apresentados”, explicou.
Os encontros se iniciam já no próximo sábado (17/08), no campus a Faculdade Assis Gurgacz (FAG), em Toledo. Depois, no dia 24, será no Sebrae/PR; no dia 31/08, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); no dia 14/09, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e, no dia 21/09, na Acit, no espaço InovAcit, com apresentação dos trabalhos para uma banca avaliadora.
Ao final, os vencedores receberão mentorias e poderão participar gratuitamente de Programas do Sebrae/PR desenvolvidos para startups em etapa de ideação e desenvolvimento.
Para participar, os interessados podem se inscrever através do link ou acessar diretamente o Instagram @iguassuvalley.toledo. As inscrições são gratuitas.
A iniciativa conta com o patrocínio da Agriwest, Biogenesis e Bio Hanusch.
Fonte: Agência Sebrae Notícias