Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Deputado Federal Dilceu Sperafico assume cadeira no Parlamento do Mercosul

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Deputados federais Danrlei de Deus Hinterholz e Dilceu Sperafico tomam posse no Parlamento do Mercosul (Foto: Parlasur)

O bloco regional é composto por Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai

O Parlasur (Parlasul na abreviação em português) é o Parlamento do MERCOSUL É o órgão legislativo e a voz representativa dos cidadãos dos Estados Partes do bloco regional: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O Parlasul é composto por 43 parlamentares da Argentina, 37 do Brasil, 18 do Paraguai e 18 do Uruguai. A Bolívia, que está em processo de adesão, é representada por 18 parlamentares com direito a voz.

Dentre os representantes do Brasil, dois novos parlamentares passam a integrar o grupo. O deputado federal Danrlei do Rio Grande do Sul e o Dilceu Sperafico (Progressistas/Paraná).

 “Como Deputado Federal representante da região Oeste do Paraná, ao lado do tríplice fronteira, é uma honra e uma enorme responsabilidade tomar posse como membro do Parlamento do Mercosul, o Parlasul. Uma região unida é mais forte”, afirmou Sperafico.

Competências do Parlamento do MERCOSUL

•             Zelar pelas normas e pela democracia: Supervisionar o cumprimento das normas do MERCOSUL e a preservação do regime democrático nos Estados Partes.

•             Direitos Humanos: Elaborar relatórios anuais sobre a situação dos direitos humanos na região.

•             Controle e informação: Solicitar informações aos órgãos do MERCOSUL e receber relatórios semestrais sobre atividades e programas de trabalho.

•             Participação cidadã: Canalizar petições e organizar audiências públicas com a sociedade civil e os setores produtivos.

•             Produção legislativa: Emitir declarações, recomendações e pareceres para agilizar a incorporação de normas nos Estados Partes.

•             Relações institucionais: Manter vínculos com parlamentos nacionais, legislativos de países terceiros e organismos internacionais.

•             Transparência orçamentária: Elaborar e aprovar seu orçamento anual, prestando contas ao Conselho do Mercado Comum.

•             Promoção da democracia: Desenvolver instrumentos que fortaleçam a democracia representativa e participativa na região.

Foto: divulgação

Fonte: assessoria/Por Clóvis Pedrini Jr

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2804 – 24/01/2026

Cotações em tempo real