O anúncio foi feito pelo Líder do Governo na Alep, deputado Hussein Bakri

Por Fernando Braga

Após ampla discussão ocasionada pelo anúncio de 15 novas praças de pedágio no Paraná, a sociedade civil organizada se manifestou através de mobilizações, abaixo-assinados e participação em audiências públicas, que foram organizadas pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para discutir o tema. Grande repercussão foi gerada, em especial, na região Oeste do Paraná, que de acordo com o planejamento do Governo Federal, iria receber três novas praças, sendo uma delas entre Toledo e Cascavel.

Entidades representativas do comércio, do agronegócio e de outros setores ligados a economia se uniram a órgãos públicos para contrariar a iniciativa que partiu do Ministério da Infraestrutura e que, a princípio, contou com a anuência do Governo do Estado.

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Nas últimas semanas, em diversas instâncias, os pedágios estiveram na pauta de reuniões e de manifestações em todo o Oeste, promovidas pela Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo), Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel, Acif (Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu) e Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), entre outras entidades, culminando na criação da Frente Parlamentar do Oeste, formada por membros das Câmaras Municipais de 15 cidades da região, tendo como representantes de Toledo os vereadores Leoclides Bisognin (MDB) e Gabriel Baierle (DEM).

A temática transformou-se em grande preocupação regional e chegou a ser levada até mesmo ao conhecimento do presidente da República.

Durante passagem por Cascavel na última quinta-feira, dia 04, Jair Bolsonaro recebeu em mãos a reivindicação para que seu governo reavalie a intenção de instalar novos pedágios nas rodovias que cortam a região. Uma carta assinada por dezenas de entidades oestinas lhe foi entregue pessoalmente pelo presidente do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), o industrial de Toledo Rainer Zielasko.

Depois de grande expectativa, o governador Carlos Massa Ratinho Junior endossou o pedido do POD e pediu a Bolsonaro a não instalação de novo pedágio na BR-467, que iria prejudicar empresas, indústrias, cooperativas e produtores rurais, afetando diretamente a economia regional, responsável pelo maior PIB agropecuário do Paraná.

Depois de toda a agitação no meio político, um alento partiu ontem, terça-feira (09), da capital paranaense direcionado ao Oeste do Estado. Como principal interlocutor do Executivo estadual na Alep, o deputado Hussein Bakri (PSD), Líder do Governo, deu a notícia que todos aguardavam: a desistência do Governo Federal em instalar uma praça de pedágio entre Toledo e Cascavel.

Por sugestão de Bakri, uma comissão formada por deputados estaduais irá à capital federal discutir o novo modelo de concessão do pedágio. Ele informou que o Paraná tem força para “construir uma proposta com o Ministério da Infraestrutura que atenda ao desejo da sociedade paranaense.” Nas palavras do parlamentar, “temos um canal aberto de interlocução em Brasília por meio dos nossos 30 deputados federais, 3 senadores e do Líder do Governo na Câmara, que é o deputado Ricardo Barros (PP).” Hussein Bakri complementou a informação relatando que “além disso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tem ótima relação com o presidente Jair Bolsonaro, a ponto de já ter sido atendido na retirada da proposta de uma nova praça de pedágio entre Cascavel e Toledo”.

Certamente é uma importante conquista para o Oeste paranaense, mas ainda é preciso manter a sociedade engajada para outras discussões, como a luta pela redução dos valores das tarifas de pedágio em todo o Estado.

ATUALIZAÇÃO: A Assessoria de Comunicação do Ministério da Infraestrutura (MInfra) encaminhou à Gazeta de Toledo uma nota esclarecendo que o projeto inicial, que prevê 15 novas praças de pedágio no Paraná, está mantido. De acordo com o comunicado, o governo federal não retirou do planejamento a instalação do pedágio na BR-467.

Confira na íntegra a nota:

CONCESSÕES DAS RODOVIAS DO PARANÁ

“O Ministério da Infraestrutura (MInfra) esclarece que, até o momento, o projeto de concessões das rodovias do Paraná NÃO SOFREU NENHUMA ALTERAÇÃO em relação ao que já foi apresentado pelo Governo Federal aos representantes da população do Estado.

Como já foi dito, o projeto está na fase das audiências públicas, onde a sociedade civil pode contribuir com sugestões, que serão avaliadas e respondidas pelos técnicos da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Empresa de Planejamento e Logística e Ministério da Infraestrutura. Contribuições que podem ser feitas por escrito, diretamente no site da ANTT, e, posteriormente, nas audiências públicas virtuais marcadas para os dias 24 e 25 de fevereiro. Audiências presenciais devem ocorrer em cidades do Paraná no início de março.

Somente ao fim desta fase, possíveis modificações serão feitas no projeto, antes de seguir para avaliação do Tribunal de Contas da União, publicação de edital e, então, o leilão, previsto para o fim do ano.”

Assessoria Especial de Comunicação
Ministério da Infraestrutura

Depois de receber essa notificação, a Gazeta de Toledo publicou nova matéria, apresentando o parecer do gabinete do deputado Hussein Bakri. Confira na link abaixo:

Deputado Hussein Bakri (PSD). Foto: Dálie Felberg/Alep