O equipamento foi instalado em frente ao camelódromo, no cruzamento da Rua Rui Barbosa com a Avenida Maripá. Foto: Carlos Rodrigues/Secom

Uma das maiores causas de acidentes de trânsito são os avanços de sinal fechado. Para tentar melhorar esta situação, a Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST) instalou um sistema de videomonitoramento em cruzamentos para diminuir este tipo de infração. Nos próximos dias, deve entrar em funcionamento um equipamento na esquina da Rua Rui Barbosa com a Avenida Maripá.

A ferramenta já funciona nos cruzamentos da Rua Piratini com a Avenida Senador Atílio Fontana, da Rua Santos Dumont com a Avenida Parigot de Souza e da Avenida Maripá com a Rua Pedro Álvares Cabral. “Este equipamento não multa por velocidade, apenas registra se a pessoa avançou o sinal fechado, ou fez uma manobra proibida. Somente nestes casos o condutor é notificado”, explica o secretário da SMST, Arthur Almeida. O avanço de semáforo fechado é considerado uma infração de trânsito gravíssima. 

Para o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, equipamentos como esses salvam vidas. “As pessoas que dizem o contrário são mal intencionadas. Furar sinal vermelho é uma das infrações que mais causam mortes e sequelas graves nas vítimas. Sobre a arrecadação, os recursos vão todos para o Fundo Municipal de Trânsito e são revertidos em ações para melhorar a trafegabilidade no município. Ademais, todas  as informações sobre as multas e receitas estão no Portal de Transparência à disposição de qualquer interessado”, concluiu reforçando que uma das medidas adotadas no governo atual foi a suspensão de ações com radares móveis. 

Ademar ainda cita que os acidentes de trânsito são responsáveis por muitos atendimentos na saúde pública, em especial os de ortopedia. “Isso gera superlotação para os serviços, principalmente nas salas de urgência e emergência e de unidades de terapia intensiva. As pessoas precisam entender que é preciso respeitar a legislação de trânsito para o bem de todos”, conclui. 

Radares fixos – Para registrar quem trafega acima da velocidade, Toledo possui quatro radares fixos. Os equipamentos estão instalados nas Avenidas José João Muraro, próximo a Havan, na Senador Atílio Fontana, na região do Posto Senador, e na Cirne Lima, em frente ao Ginásio do CCR e do Yara Country Club.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação