Gerson Meurer, à direita, de barba branca, sai de sua casa detido pela equipe da 20ª SDP.

Mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos nesta segunda-feira (18), por injúria, difamação e homofobia

Por Fernando Braga

A Polícia Civil de Toledo acaba de prender Gerson Meurer, que atende pela alcunha de GM Sinop e possui uma extensa ficha criminal. Um dos juízes da Comarca de Toledo expediu mandados de prisão e de busca e apreensão, a pedido do delegado de Polícia, que foram cumpridos por volta das 14 h desta segunda-feira (18).

De acordo com a Polícia Civil, os mandados foram expedidos por difamação, injúria e homofobia. Segundo o delegado-chefe da 20ª Subdivisão Policial de Toledo, Dr. Alexandre Macorin, durante as investigações, o criminoso poderá ficar ao menos 90 dias na cadeia, em prisão provisória, até que seja definido se prosseguirá preso ou se poderá aguardar o julgamento em liberdade. O delegado-chefe também explica que as investigações averiguam se o infrator agia sozinho cometendo os crimes pelas redes sociais, se alguém estava coadunado a ele e até mesmo se havia alguém financiando suas ações.

[bsa_pro_ad_space id=17] [bsa_pro_ad_space id=15]

Depois de deixar Toledo no passado, Gerson Meurer se fixou na cidade matogrossense de Sinop (daí sua alcunha de GM Sinop). Lá, ele cometeu vários crimes antes de retornar a Toledo em 2021.

Com formação em Direito, mas impedido pela OAB de exercer a advocacia, Gerson Meurer já foi condenado por exercício ilegal da profissão e falsificação de documentos. Ele também já respondeu criminalmente por violência doméstica no âmbito da Lei Maria da Penha, maus-tratos a animais (por ter abandonado sete cachorros, sendo que um deles morreu por falta de cuidados) e falso testemunho, entre outros crimes. Em seu histórico criminal constam condenações na Justiça do Mato Grosso, na Justiça do Paraná e na Justiça Federal (TRF4). Ainda em sua ficha corrida, há uma passagem pela Penitenciária de Francisco Beltrão, onde ficou preso.

Para conferir a Certidão Criminal, com os registros de ocorrências e as ações penais as quais Gerson Meurer teve que responder, clique aqui.

Na casa onde o criminoso reside, havia muita sujeira e mato. Foto: Gazeta de Toledo

A prisão ocorrida nesta tarde foi efetuada na residência que o delinquente mantém em Toledo, localizada na esquina das ruas Rui Barbosa e Borges de Medeiros, no Jardim Gisela. A casa onde ele reside está tomada por mato, muito suja e possivelmente infestada de larvas do mosquito Aedes aegypti, conforme denúncia que levou funcionárias do Departamento de Combate a Endemias até o local. Elas chegaram a casa, logo depois que a equipe da 20ª SDP levou o morador preso. À nossa reportagem, chegou a informação de que a piscina do imóvel estaria suja e com a possibilidade de estar fomentando a proliferação de larvas do mosquito. Como o morador havia sido levado pelos policiais, as Agentes de Combate a Endemias não puderam entrar na casa para fazer a vistoria.

Momento em que uma das Agentes de Combate a Endemias chega a residência. Foto: Gazeta de Toledo

A seguir, vemos no vídeo getilmente cedido por Wagner Lima, o momento em que o GM Sinop é colocado em uma viatura descaracterizada da Polícia Civil.

>> Veja também: Conheças os detalhes da prisão de GM Sinop e sua tentativa frustrada de escapar da cadeia.