Foto: DPF/Foz do Iguaçu

Treinamento visa preparar o policial para diminuir suas vulnerabilidades em sua rotina fora do serviço

No final desse mês de junho, entre os dias 28 e 30, foi realizado o treinamento de sobrevivência policial na cidade de Foz do Iguaçu.

O primeiro treinamento dessa natureza na região contou com a presença de professores da Academia Nacional de Polícia (ANP/PF), que ministraram diversas instruções para cerca de 70 participantes, integrantes da Polícia Federal e demais forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, Força Aérea e Depen.

Foto: DPF/Foz do Iguaçu

O treinamento visava a diminuição das vulnerabilidades do policial na sua rotina fora do trabalho, com aulas teóricas e oficinas práticas que simulavam situações reais do cotidiano, como ida aos Correios, bares e academia.

Além das instruções voltadas para os policiais, o treinamento também contemplou os familiares, principalmente os que convivem com os operadores da área de segurança pública. Os familiares tiveram uma palestra de orientação sobre situações de risco, procedimentos para minimizar as vulnerabilidades do policial e sugestões para aumentar a segurança da família.

A palestra para os familiares é uma inovação nas instruções, que historicamente focava apenas no policial. Entretanto, com os diversos estudos de casos feitos, foi possível constatar que os parentes tem papel fundamental em situações de risco, com efeitos positivos ou negativos.

O treinamento de sobrevivência policial realizado em Foz do Iguaçu foi a quarta edição deste ano, com a perspectiva de realização em diversas outras unidades no país.

Foto: DPF/Foz do Iguaçu

Fonte: Comunicação Social da DPF/Foz do Iguaçu