Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Fonte: CEPEA
Fonte de dados meteorológicos: Wettervorschau 30 tage
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Defesa Civil Estadual abre inscrição para nova turma de formação de voluntários

h

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Foto: Defesa Civil

Da Redação

A Defesa Civil Estadual está com inscrições abertas para uma nova turma de formação de voluntários para atuação em situações de emergência e desastres no Paraná. O curso é gratuito, online e tem 30 horas de duração.

Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam no Paraná ou em outros estados e tenham interesse em atuar como voluntárias. As inscrições podem ser feitas até 30 de setembro.

As aulas começam no dia 1º de outubro, com o conteúdo disponibilizado pela internet, incluindo aulas gravadas e apostilas em PDF. A capacitação é dividida em sete módulos.

Entre os conteúdos abordados estão conceitos básicos de Defesa Civil, legislação, gestão de riscos, primeiros socorros, logística humanitária, comunicação, saúde animal, combate a incêndios florestais e Sistema de Comando de Incidentes.

Para avançar no curso, os participantes precisam ser aprovados nas avaliações realizadas ao final de cada módulo. Quem concluir todas as etapas receberá certificado.

Após a formação, o voluntário será incluído na Plataforma de Voluntários da Defesa Civil e poderá ser acionado quando houver necessidade, preferencialmente de acordo com o município ou a região onde reside.

Entre as atividades que podem ser realizadas estão a organização e distribuição de donativos, auxílio no transporte, atendimento em abrigos e distribuição de alimentos.

Pessoas com formação ou perfil específico também poderão atuar em áreas como radioamadorismo, manejo de animais em situações de desastre e prevenção de incêndios florestais.

Veja também

Publicações Legais

Edição nº2827 – 28/07/2026

Cotações em tempo real