A Biblioteca Pública Municipal será palco do curso profissionalizante gratuito de gestão e produção cultural, uma formação para quem vive, cria ou trabalha com cultura, ofertado pelo Ponto de Cultura Lab Garra. O workshop será realizado em três módulos, que começam no dia 20 de outubro e seguem até 7 de novembro. A proposta é desenvolver a capacidade de compreensão e atuação nos processos da produção cultural, aliando teoria e prática para formar e qualificar novos profissionais do setor cultural paranaense.
O curso é destinado a estudantes, produtores, artistas e agentes culturais, que podem realizar as inscrições por meio de um formulário online, até às 18h do dia 16 de outubro. A formação oferece 30 vagas, com cotas para pessoas negras (25%), indígenas (10%), pessoas com deficiência (PcDs) (10%), LGBTQIAPN+ (10%), mães solo (10%) e ampla concorrência (35%).
Os três módulos do curso somam 50 horas de formação, com o primeiro sendo presencial do dia 20 a 24 de outubro, das 19h às 22h. O segundo módulo é online e será realizado do dia 27 a 31 de outubro, das 19h às 22h. Já o terceiro, e último módulo será de 3 a 7 de novembro, das 18 às 22h. A formação, além das aulas teóricas e práticas, também possui dinâmicas em grupo.
Para a coordenadora do projeto Isadora Flores, a produtora Isabela Olsen, o principal objetivo do curso é capacitar agentes culturais com conteúdos sobre políticas culturais, produção executiva, gestão e elaboração de projetos. “Dentre as principais metas da formação está a promoção da criação de projetos culturais reais ao longo das aulas, estimulando a prática profissional e o empreendedorismo cultural”, comentou.
A produtora ainda conclui: “o curso de Produção e Gestão de Projetos Culturais – Lab Garra é uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da cadeia produtiva cultural no interior do Paraná. Ele contribui para descentralizar o acesso à qualificação cultural, ampliando oportunidades para estudantes, artistas e produtores culturais de diversas regiões. Sua importância também se relaciona com a valorização da economia criativa e o incentivo à profissionalização, permitindo que os participantes adquiram competências para elaborar, gerir e prestar contas de projetos culturais, além de compreenderem as principais políticas públicas e legislações do setor”, frisou.
Para mais informações entre em contato com o e-mail approducoes@gmail.com
Módulos:
O curso oferece três módulos, que serão realizados na Biblioteca Pública Municipal – Centro Cultural Oscar Silva, localizado na Av. Tiradentes, 1165, Centro.
- Módulo 1 (presencial), prof. Isadora Flores: 20 a 24/10 | 19h às 22h:
Aula 1: Introdução e Contextualização + Estudo de Caso
Aula 2: Dimensão Cidadã da Cultura – legislação, Acessibilidade e Democratização de Acesso
Aula 3: Dimensão Simbólica e PNCV
Aula 4: Dimensão Econômica – Dados sobre economia criativa
Aula 5: Lei Rouanet e Profice
- Módulo 2 (online): 27 a 31/10 | 19h às 22h:
Aula 1: Gestão Cultural e Produção de Eventos (com Ana Preta)
Aula 2: ESG – Responsabilidade Ambiental, Social e Governança (com Carolina Wanderley)
Aula 3: Comunicação para Projetos Culturais (com Brenda Maria)
Aula 5: Empreendedorismo, trabalho e renda e Captação de recursos (com Isadora Flores)
- Módulo 3, prof. Isadora Flores (presencial): 03 a 07/11 | 18h às 22h:
Aula 1: Montagem técnica e Gestão Financeira de Projetos
Aula 2: Ateliê de Projetos Culturais – elaboração e desenvolvimento de projeto (OBJ Gerais e específicos)
Aula 3: Ateliê de Projetos Culturais – elaboração e desenvolvimento de projeto (Planilha Orçamentária e Etapas de Trabalho
Aula 4: Ateliê de Projetos Culturais – elaboração e desenvolvimento de projeto (Apresentação e Justificativa)
Aula 5: Seminário de apresentação dos trabalhos/ Encerramento
Fonte: Secom/Pref. de Toledo