Já se passaram 8 anos desde a implantação do curso de Medicina no campus da UFPR em Toledo. Recentemente, avaliadores do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC) visitaram as instalações do campus para realizar a avaliação como parte do processo de reconhecimento do curso.
O processo de reconhecimento exige diversas etapas, e uma delas é a avaliação in loco, que ocorreu no início deste mês. A visita foi acompanhada pela Secretaria de Saúde e incluiu uma agenda com o prefeito da cidade. Durante a avaliação, três dimensões do curso foram analisadas: Organização Didático-Pedagógica, Corpo Docente e Tutorial, e Infraestrutura, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso.
Ao final, o curso de Medicina da UFPR em Toledo foi agraciado com o conceito máximo (5) pelo MEC. “O Curso de Medicina da UFPR em Toledo se destaca como um dos mais importantes e melhores do Brasil,” afirmaram os avaliadores. Materia completa AQUI ( crônica – abaixo)
Costenaro define equipe para transição
Meu “urubu-cívico”, que faz seu ninho próximo às marquises da prefeitura no Centro Cívico Presidente Tancredo Neves, observou de perto a reunião e me passou a lista dos participantes: Dr. Ruy Fonsatti, como coordenador, Neuroci Antonio Frizzo, Moacir Vanzo, Marcelo Marques e Janice Slavador. Esses cinco membros serão os responsáveis por receber, analisar, questionar e acessar todas as informações da gestão atual.





Festival de Rock
O Parque do Povo/Luiz Cláudio Hoffmann receberá nessa sexta-feira, sábado e domingo o 3º Tooledo Rock Festival. Com entrada gratuita e 17 shows no line up, o evento terá como marca principal a valorização dos talentos regionais, com 15 apresentações de artistas do Oeste do Paraná custeadas com recursos da Lei Paulo Gustavo. No encerramento das noites de sábado e domingo, haverá shows nacionais com as bandas Cólera e Pense, respectivamente. No cardápio desse ano, homenagens póstumas a dois cantores que foram referências da música brasileira, recebendo os nomes de Gal Costa e Erasmo Carlos.
Entrevistas de sábado
Estaremos recebendo Alexandre Leite, presidente da comissão organizadora da 23ª Meia Maratona de Toledo acontece neste domingo, dia 20 para falar sobre os detalhes deste grande evento esportivo. De acordo com o presidente, o número de inscritos já superou o total proposto, a ponto de terem que anteciparam o encerramento das inscrições. Matéria completa AQUI
Entrevistas de sábado
Um conceito de excelência: O brilho da medicina em Toledo
Há cerca de oito anos, quando o primeiro grupo de jovens sonhadores de todos os estados pisou no campus da Universidade Federal do Paraná em Toledo, mal podiam imaginar o que o futuro reservava para eles. O curso de Medicina, recém-implantado, trouxe consigo a esperança de transformar a vida daqueles que cruzassem suas portas e, mais ainda, de toda a comunidade ao redor.
Toledo, com sua gente produtiva e seu espírito acolhedor, nunca havia visto algo assim. O burburinho nos corredores da UFPR começou tímido, lá nas dependências onde está instalada a Funet, depois, definitivamente no Biopark, mas, com o tempo, foi crescendo, alimentado por projetos audaciosos e pela sede de conhecimento dos futuros médicos. E a cidade, com seu ritmo de interior, foi se moldando aos sonhos acadêmicos, acolhendo com carinho os passos daqueles que um dia seriam seus heróis de jaleco branco.
Ao longo desses anos, cada aula, cada prova e cada estágio, a cada turma formada contribuíram para a construção de um curso que não é apenas mais um. É uma escola de vida, de desafios superados e, sobretudo, de excelência. Mas, para coroar o trabalho árduo e silencioso que acontece dentro das salas de aula, laboratórios e ambulatórios, era preciso algo mais: o reconhecimento oficial.
Este ano, um grupo de avaliadores do Inep e do MEC desembarcou na cidade. Era o momento decisivo. Toledo, o campus e o curso seriam postos à prova. Três dimensões centrais seriam verificadas: a estrutura pedagógica, a formação e qualificação do corpo docente e, claro, as instalações que abrigam o sonho de tantos futuros profissionais.
A avaliação foi intensa. O olhar clínico dos avaliadores não deixou passar nenhum detalhe. E, no final, o veredito foi claro: o curso de Medicina da UFPR em Toledo merecia o conceito máximo, a nota 5. Um número que, em sua simplicidade, carrega uma enorme responsabilidade e um brilho incontestável.
Mas essa conquista não é só um número. É o reflexo de um esforço conjunto — de professores, alunos, gestores e da própria comunidade que abraçou o projeto desde o início. É uma vitória que se espalha pelas ruas de Toledo, nas conversas dos moradores e, principalmente, no orgulho daqueles que acreditaram que, sim, um curso de Medicina de excelência podia florescer aqui, no coração do Oeste do Paraná, melhor, na capital do Agro.
Mais do que formar médicos, o curso de Medicina da UFPR em Toledo tem se dedicado a formar seres humanos preparados para enfrentar os desafios da profissão e contribuir para a saúde e o bem-estar da sociedade. E agora, com o reconhecimento do MEC, fica claro para todos o que Toledo já sabia: a excelência está em cada detalhe, em cada aula, em cada vida transformada.
Talvez, no futuro, alguém olhe para trás e se lembre deste momento como um marco. Um momento em que a medicina em Toledo deixou de ser apenas um projeto e se firmou como uma referência nacional. E talvez, naquele momento, em algum lugar, um futuro médico ou médica sinta que todo o esforço valeu a pena. Afinal, são conquistas como essa que fazem os sonhos se tornarem realidade.
Eliseu Langner de Lima – único jornalista presente, no anuncio da vinda do Curso na sede a Associação Médica de Toledo.
Da mesma forma, receberei Gabriel Baierle (UB), o vereador mais jovem da Câmara de Toledo, que foi reconduzido ao legislativo pela terceira vez. Descubra os motivos por trás de sua forte aprovação nas urnas.
Você precisa fazer login para comentar.