A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, celebrou a conclusão do primeiro módulo do curso de Libras voltado para servidores públicos de Toledo. Ao todo, 12 participantes finalizaram a formação, que teve como objetivo apresentar, de forma leve, divertida e prática, os princípios básicos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo a conscientização sobre a importância da comunicação acessível no serviço público.
Ministrado pelas professoras e intérpretes de Libras da Unioeste, Tais Fernanda Fonseca e Maria Lourdes de Moura, o curso representou uma experiência marcante tanto no aspecto profissional quanto pessoal. “Capacitar servidores para o atendimento à comunidade surda é um passo essencial para uma sociedade mais justa e acolhedora”, destacou Tais.
A iniciativa também contou com a colaboração dos demais professores da área de Libras da Universidade, que contribuíram com o desenvolvimento das atividades e enriqueceram os encontros. Segundo Tais, a participação ativa e o envolvimento dos servidores ao longo da formação foram emocionantes: “Foram encontros marcados por leveza, troca de experiências e um genuíno desejo de aprender”.
“O curso de Libras foi uma experiência surpreendente! Além de ser leve e divertido, vai fazer toda a diferença na minha atuação como enfermeiro, principalmente no acolhimento e na comunicação com pacientes surdos. Sou muito grato à professora Taís, professora Tânia, professora Malu e a todos os professores envolvidos por todo o carinho e dedicação. Esse curso me ensinou mais do que sinais — me ensinou sobre inclusão, empatia e respeito”, menciona o servidor público, Giliardi Silva.
Para Tanise Barratella, participar do curso de Libras na Unioeste superou todas as expectativas. “O aprendizado foi leve, dinâmico e muito prazeroso. Os professores, além de qualificados, foram super dedicados em cada aula. Como enfermeira, sei o quanto é importante conseguir me comunicar bem. Ao aprender Libras, posso oferecer mais inclusão e acessibilidade às pessoas surdas no atendimento”, diz.
Fonte: Assessoria de Comuniucação da Unioeste